São Paulo--(
DINO - 26 fev, 2016) - A mídia programática consiste nos espaços publicitários na internet, os quais tem se tornado cada vez mais importantes no
meio publicitário, em razão da crescente importância que o meio digital vem exercendo na vida das pessoas. Entre os países da América Latina, o Brasil é atualmente o mais avançado no que diz respeito a mídia programática, segundo uma pesquisa recente divulgada pelo International Data Corporation (IDC), comenta o publicitário e CEO, José Borghi da
Mullen Lowe.
De acordo com o estudo levantado, estima-se que no ano de 2018 as empresas brasileiras irão investir cerca de 55,8 milhões de dólares em anúncios programáticos. Nos
Estados Unidos, esse mercado também vem demonstrando grande potencial de crescimento, e apenas entre os anos de 2014 e 2015, ele cresceu quase 20%.
Contudo, para que uma
campanha de mídia programática consiga os resultados esperados, é necessário que os anunciantes sigam alguns passos essenciais. Primeiramente, é importante realizar um planejamento macro de comunicações que leve em consideração as características e os objetivos da marca, além dos Key Performance Indicators (KPI's), comenta José Borghi, da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe.
Em segundo lugar, é necessário fazer um planejamento específico para essa campanha de mídia programática, definindo nessa etapa questões importantes como quais são os critérios de investimento, os objetivos e estratégias de alcance, o engajamento e outros. O terceiro passo, por sua vez, consiste no setup do projeto, na definição de como os investimentos serão divididos e aplicados.
Por fim, é preciso otimizar a campanha, o que deve ser feito durante o período em que a mesma permanecer no ar para que assim seja possível modificar as rotas que não estejam gerando os resultados almejados. Além disso, comenta o CEO da Mullen Lowe, é essencial produzir um relatório final que comente sobre o desempenho da campanha englobando todos os seus quesitos, como o social, os vídeos, banners e links patrocinados, por exemplo.
Ao se realizar um planejamento completo e bem feito, a campanha será capaz de atingir o público certo, no momento certo, e evitar que, por exemplo, um torcedor do Corinthians visualize em sua tela de computador ou smartphone um anúncio publicitário do Palmeiras. Para que uma campanha possua esse nível mais elevado de efetividade, destaca José Borghi, da Mullen Lowe, uma das opções é se utilizar dos dados de Data Management Platforms (DMPs) tanto do cliente, como também de terceiros, coletando assim determinadas informações do comportamento do público-alvo com o qual a campanha quer interagir.
O publicitário e CEO da Mullen Lowe, antiga
Borghi Lowe, ainda relembra que estudos recentes já demonstram que as pessoas preferem ser surpreendidas por temas relevantes e que sejam de seu interesse cotidiano. Por esse motivo, quanto mais preditivo for o comportamento dos anunciantes e a sua forma de comunicação junto ao público, melhores serão os resultados de uma campanha programática para aquela determinada marca.
Website:
http://us.mullenlowe.com/