Releases 05/04/2016 - 17:34

Loja4D - uma proposta inovadora para o varejo de material de construção


São Paulo--(DINO - 05 abr, 2016) - Movidos pelo desafio de revitalizar os pequenos e médios lojistas do setor de material de construção, os arquitetos dos escritórios Candossim e Cabana (www.candossimcabana.com.br) e Design Novarejo (www.novarejo.com.br) uniram-se para formar um novo negócio, a Loja4D. Com mais de 20 anos de experiência nesse mercado, os dois escritórios ancoram reputação e expertise no desenvolvimento de projetos inovadores para Home Centers em todo o país e têm um olhar bastante apurado na identificação dos problemas e valores de uma loja nesse segmento, seja de que porte ou região for.

Para transformar o sonho em um negócio estruturado, os arquitetos buscaram outros dois sócios, Fernando Teixeira e Flavio Machado. Com isso, a Loja4D ganhou importantes atributos: tecnologia de ponta e visão estratégica do mercado de construção civil. "Nossa proposta vai muito além de simplesmente abrirmos uma nova empresa. Nosso compromisso é o de ajudar a transformar em apenas 4 dias a realidade de uma loja", explica Margaret Candossim, sócia da Candossim e Cabana. Capazes de avaliar rapidamente o perfil de uma loja, o trabalho parte de um diagnóstico aprofundado e de um planejamento preciso, que acontecem com a loja operando normalmente, sem afetar sua rotina.

"Definidas as mudanças necessárias, o novo layout e melhorias que serão feitas, em 4 dias uma equipe de profissionais altamente experientes e fornecedores certificados trabalham em ritmo intenso para 'virar' a loja e ela poder, no 5º dia, voltar a atender seus clientes, com novo visual, alinhada aos conceitos de gerenciamento de categoria para gestão das gôndolas e um fluxo interno muito mais inteligente e produtivo", explica Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo.

A tecnologia tem papel fundamental no novo empreendimento. Por meio de antenas de wi-fi, um sistema mapeia o movimento de pessoas dentro e fora da loja, de forma a indicar um mapa fiel de deslocamento das pessoas entre os nichos, pontos de concentração e pontos de inacessibilidade, comportamento dos clientes no estabelecimento e outros dados. Essas informações norteiam as mudanças que aquele ambiente precisa ter para alcançar uma melhor resposta em vendas e oferecer maior conforto e atendimento aos seus visitantes.

Conceito validado

A solução que a Loja4D apresenta agora ao mercado é mensurável e tem um projeto piloto para sustentar seus argumento. A loja MB, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), com 500 m² teve seu ambiente todo repaginado recentemente, dentro dos conceitos inovadoras que os arquitetos propõem. "Já nos primeiros dias de funcionamento pós mudança, a MB registrou aumento de 20% em suas vendas, além de forte incremento nas categorias de melhor margem", destaca Morrone.

Fruto de muita vivência nesse mercado, a Loja4D combina serviço, tecnologia e time de fornecedores que abraçaram a proposta, permitindo que os projetos possam ser modulares e customizados, com agilidade de entrega e preços compatíveis com esse perfil de cliente, que tem vontade de alcançar um novo padrão mas não dispõe dos recursos de um grande lojista nem pode paralisar suas atividades por muito tempo para realizar reformas mais complexas. "Esse será o grande diferencial da Loja4D: levar para o pequeno e médio varejista desse setor a possibilidade dele ter uma loja bonita e funcional, com um investimento que cabe no seu bolso", reforça Margaret.

Inovadora, a ideia já conquistou a atenção de outras bandeiras do mercado. Entre elas, a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) que aderiu à Loja4D como apoiadora e a convidou a integrar seu estande na próxima Feicon Batimat, que acontece de 12 a 16 de abril no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. Outra marca que aposta no sucesso da nova empresa é a Metal Light Gôndolas, primeira patrocinadora da Loja4D.

Também as empresas Profissionais de Imagem Comunicação Visual, 4DR Precificação e Eboni Climatizadores se juntaram à nova marca, como patrocinadores. A Loja4D conta ainda com o apoio e da Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo).