Parceria público-privada com a Direction Nationale de la Meteorologique apresenta a primeira tecnologia de alerta e monitoramento do clima de Guiné
MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50741858&lang=pt
GERMANTOWN, Md.--(
BUSINESS WIRE)--1 de Novembro de 2013--Uma parceria público-privada entre a organização meteorológica nacional de Guiné (Direction Nationale de la Meteorologique) e a Earth Networks, empresa com sede nos EUA, está abrindo as portas da primeira operação de um sistema de alerta abrangente para monitorar e alertar sobre climas severos em um país menos desenvolvido.
Com o clima extremo assumindo cada vez mais um papel devastador nas vidas e meios de subsistência de países ricos e pobres, muitos países como Guiné, na África, estão buscando formas de aumentar a resiliência climática. Os sistemas de previsão e monitoramento tradicionais que utilizam radares têm custo elevado, tornando-os opções insustentáveis para países em desenvolvimento. Esse projeto de demonstração está trazendo previsão do tempo avançada e alertas de climas severos do século XXI para Guiné, oferecendo visibilidade semelhante ao radar quanto a precipitação, que pode, então, ser usada para avaliar a possibilidade de enchentes e secas. A tecnologia também permite alertas de tempestades em tempo real, baseado nos raios.
"Em algumas semanas, foi possível acompanhar ativamente as tempestades, monitorar a precipitação e emitir alertas de climas severos pelo país utilizando a tecnologia e a infraestrutura de torre celular existente no país", disse Dr. Mamadou Lamine BAH, diretor da DNM e presidente da Associação Regional 1 (África) da OMM (Organização Meteorológica Mundial). "A implementação e manutenção inicial do radar tradicional em um país como Guiné custaria até 10 milhões de dólares, o que torna a nova tecnologia da Earth Networks uma alternativa viável e interessante para os países em desenvolvimento".
Os meteorologistas postaram estudos de caso detalhados de Guiné e regiões nas proximidades no blog do projeto em
http://guineameteodemo.wordpress.com. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse
http://www.earthnetworks.com/guinea.
A infraestrutura de monitoramento e alerta climático implementada no projeto de demonstração ajuda os oficiais de Guiné a observar, informar e alertar casos de climas severos e extremos:
- Observação: doze sensores de raio e estações climáticas, interligados através da internet, relatam uma ampla variedade de condições climáticas e fornecem informações sobre as descargas totais dos raios. Os sensores acompanham tanto os raios que atingem o chão (nuvem-ao-chão) quanto a grande maioria que permanece no céu (nas nuvens) e acima das condições de clima extremo, que são os raios mais importantes. Para maximizar a infraestrutura existente, esses sensores foram instalados em torres de celulares, numa parceria com a Cellcom. A confiabilidade é ampliada através de uma parceria pública-privada na qual a Earth Networks oferece suporte à Direction Nationale de la Meteorologique, gerenciando a infraestrutura de administração de TI.
- Informações: os dados totais de raios alimentam uma ferramenta de radar proxy chamada PulseRadSM, uma ferramenta de visualização patenteada, ativada por algoritmo, que oferece visibilidade semelhante ao radar para destacar as áreas ameaçadas por chuvas fortes, ventos fortes, enchentes e outras condições extremas. Apenas 12 sensores permitem a cobertura de radar proxy na maior parte de Guiné e centenas de quilômetros além do rastreamento de entrada da tempestade. Além disso, os dados de raios em tempo real e do clima de superfície coletados dos sensores são utilizados no ENcast, um produto de previsão que fornece previsões climáticas de alta qualidade e muito detalhada em curto e longo prazo.
- Alertas: a Direction Nationale de la Meteorologique pode gerar DTAs (Dangerous Thundersorm Alerts, Alertas de Tempestades Perigosas) automaticamente, que são baseados na quantidade total de raios. Nos EUA, os DTAs são emitidos automaticamente para milhões de consumidores, organizações e agências governamentais, fornecendo alertas mais rápidos com relação à chegada de clima severo. Os DTAs mostraram que fazem o alerta 50% mais rápido do que os alertas baseados em outras tecnologias que estão disponíveis atualmente, proporcionando lead time de 27 minutos, em média.
"Assim como a tecnologia móvel revolucionou as comunicações ao conectar milhares de usuários que anteriormente não tinham acesso às linhas residenciais, as nações da África e do mundo todo podem se beneficiar de uma tecnologia climática avançada, compacta, de rápida implementação e fácil operação", disse o presidente e CEO da Earth Networks, Bob Marshall. "A tecnologia é a chave para desenvolver a resiliência e garantir a sustentabilidade de áreas propensas aos desastres climáticos. Estamos contentes com a parceria com oficiais de Guiné para demonstrar o poder e o impacto das tecnologias avançadas para clima e tempestade na África".
A empresa de telecomunicações CellCom Guinee está apoiando o projeto de demonstração e hospedando os sensores de raio total e clima nas torres de celulares, além de garantir a transmissão de dados climáticos e de raios pela internet. "Estamos totalmente comprometidos em oferecer apoio às iniciativas importantes para benefício da sociedade e temos muito prazer em contribuir com este importante projeto de demonstração para trazer novas tecnologias de alerta climático e inovações para Guiné", disse Avishai Marziano, CEO da Cellcom.
O projeto de demonstração em Guiné foi definido após os contratos de parceria pública-privada que a Earth Networks estabeleceu no mudo todo com organizações como U.S. National Weather Service e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) no Brasil.
Sobre a Earth Networks - WeatherBug
Por 20 anos, nós estivemos Taking the Pulse of the Planet
® (medindo a pulsação do planeta) com a coleta e análise de observações atmosféricas usando as maiores redes mundiais de detecção de raios e monitoramento climático para que nossos clientes pudessem Know Before (ficar sabendo antecipadamente). Os dados de raios e climas em tempo real coletados a cada poucos segundos de milhares de sensores espalhados pelo planeta mantêm os consumidores, empresas e governos do mundo todo informados com a inteligência de clima em nível de bairros, atualizada com as previsões mais recentes e alertadas sobre a chegada de clima severo de forma mais rápida. O famoso aplicativo WeatherBug
®para dispositivos móveis,
computadores e apps onlines, além do
site,oferecem alertas sobre clima severo, clima local e previsões superiores para milhares de consumidores. As soluções da Earth Networks são compatíveis com serviços públicos, escolas, equipes esportivas, equipes de atendimento de emergência, entidades governamentais e outros que trabalham salvando vidas, preparando eventos climáticos e otimizando as operações empresariais. Saiba mais em
www.earthnetworks.com. Veja seu clima em
www.weatherbug.com. Siga-nos no Twitter
@WeatherBug e dê um Curtir no
www.facebook.com/WeatherBug.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Photos/Multimedia Gallery Available: http://www.businesswire.com/multimedia/home/20131101005301/pt/
Direction Nationale de la Meteorologie
Dr. Mamadou Lamine BAH, +224-628-544064
lamine_bah@yahoo.frou
Earth Networks
Rachel Hunt, +1-301-250-4046
rhunt@earthnetworks.com