São Paulo--(
DINO - 23 nov, 2016) - A DígithoBrasil, empresa de desenvolvimento de softwares do Mato Grosso do Sul, fundada em 2001, foi considerada pelo instituto Great Place to Work® (GPTW) uma das 100 melhores empresas do Brasil para trabalhar em 2016, no segmento Tecnologia da Informação. O resultado da pesquisa realizada pela organização foi divulgado no dia 9 de novembro em São Paulo-SP. O GPTW é um dos mais respeitado institutos do mundo em avaliação de gestão empresarial e clima organizacional, atuando em 53 países e avaliando anualmente mais de 7 mil corporações.
Quando uma empresa decide se submeter à avaliação, todo o levantamento é realizado de forma independente pelo instituto, que distribui as questões e coleta as respostas dadas anonimamente pelos colaboradores. Em geral, são respondidas duas questões: "O que torna a sua empresa um excelente lugar para trabalhar?" e "O que precisa ser melhorado na sua empresa?". Em seguida, os consultores do GPTW analisam as informações e as comparam com os dados das demais empresas avaliadas, considerando o porte e a categoria das concorrentes.
Para a Diretora Executiva da empresa, Suely Almoas, ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar é um objetivo buscado por muitas empresas em todo o mundo, pois representa a confirmação de que as pessoas que nelas trabalham estão felizes com o emprego. "Essa conquista só foi possível graças à participação, engajamento e alegria dos colaboradores que responderam às questões levantadas pelo instituto, que conduziu todo o processo de forma independente", reconhece.
Com pouco mais de 800 colaboradores, a DígithoBrasil figura no ranking no segmento Tecnologia da Informação, com a participação de 316 pessoas, que não é obrigatória. De acordo com o GPTW, os comentários fornecidos pelos colaboradores oferecem à corporação avaliada uma ampla compreensão do que eles estão pensando a respeito da empresa, sua função, suas lideranças e de aspectos cruciais como remuneração, benefícios e ambiente de trabalho.
A Diretora de Operações Jenifer Terra avalia que estar no ranking das melhores empresas do país é a concretização de um sonho de construir uma empresa verdadeiramente focada nas pessoas, o maior patrimônio de qualquer organização. "Isso foi construído por meio de muitas ideias, ações e atitudes dia após dia, de forma conjunta, coletiva. Por isso, nosso agradecimento vai para os grandes vencedores, que são os colaboradores que responderam à pesquisa e que nos ajudaram a construir esse resultado", observa.
Risco calculado
A Gerente para Pessoas Thais Rihl explica que a decisão de participar de uma pesquisa de satisfação dos colaboradores foi tomada no início de 2016, como uma das metas do planejamento estratégico da empresa. O propósito era verificar como estava o clima interno e cruzar as informações para ter um panorama confiável da gestão de pessoas. "A participação na pesquisa é um risco calculado, em que a empresa se coloca em análise e se dispõe a ouvir os colaboradores de modo espontâneo e respeitoso", explica.
"Já investíamos muito tempo e recursos em prol do bem-estar e cuidado com os colaboradores há bastante tempo, por entendermos que eles são o nosso maior patrimônio. Então, havia chegado o momento de utilizar uma pesquisa consagrada como termômetro interno e comparativo com outras empresas similares à DígithoBrasil", salienta Gabriela Rojas, do Departamento de Recursos Humanos, que intermediou a realização do levantamento entre a empresa e o instituto.