São Paulo - SP--(
DINO - 02 fev, 2017) - Na história recente do mundo tecnológico se destaca uma tendência: o acesso à internet através de dispositivos móveis, tais como aparelhos celulares. Trata-se da chamada tecnologia mobile, que permite navegar na grande rede de computadores praticamente de qualquer lugar.
A transição para esse novo mundo mobile não para por aí, segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação na Empresas, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o número projetado de Smartphones em uso no Brasil é de 236 milhões até 2018, um crescimento de 40% diante dos 168 milhões de 2016. Em linha com esses números, pela primeira vez no Brasil, no ano de 2016 o acesso à internet por meio de celulares e dispositivos móveis ultrapassou o acesso pelo computador, segundo o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado em abril de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Junto com essa nova realidade surgiram os aplicativos, aqueles quadradinhos coloridos que existem em todo celular e que trazem funções que facilitam nosso dia a dia, tais como pedir comida, pedir um taxi ou até mesmo encontrar um romance. Esses serviços são o resultado de novas tecnologias e da implementação de modelos de negócios inovadores por parte de empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo e em pela transformação. Quem não entrar na onda tende a ficar para trás.
Se de um lado as empresas fazem uso das novas possibilidades técnicas para criar serviços e ferramentas, do outro lado, os consumidores se acostumam rapidamente com as facilidades e ficam cada vez mais exigentes, o que demanda inovações e promove um ciclo virtuoso de novidades. Essa realidade combina elementos de mobilidade, facilidade de uso, tecnologia e inovação.
De olho nesse contexto, a DeliveryPrint criou um serviço para facilitar a vida de quem precisa imprimir documentos, textos e trabalhos. Pelo site ou aplicativo, é possível fazer os pedidos e receber o material em até uma hora, sem sair do lugar. O negócio atua para substituir a necessidade de ter uma impressora, seja em casa ou no trabalho. Com essa finalidade, o diferencial da empresa está na velocidade e praticidade dos serviços, bem como na entrega expressa. Para alcançar esse objetivo a Startup desenvolveu um modelo operacional capaz de imprimir e entregar via delivery, em até uma hora, onde o cliente estiver.
"Nossa intenção não é entrar no mercado de gráficas tradicionais (que fazem cartão de visita ou flyer). Viemos, sim, para substituir a impressora do dia a dia, aquela que você tinha em casa ou no escritório com a função de imprimir textos e documentos, trabalhos, apresentações e outros" disse Roberto Tesch, um dos fundadores da DeliveryPrint, que ainda complementa "Além da praticidade, a qualidade e o baixo custo também são atrativos, pois a tinta das impressoras caseiras é mais cara e rende menos, bem como a qualidade costuma ser inferior".
A DeliveryPrint surgiu da necessidade dos próprios fundadores Roberto Tesch e Rodolfo Baltieri. "Temos outra Startup e estamos acostumados a trabalhar fora do escritório, mas sempre que surgia um documento para imprimir precisávamos nos mobilizar para ir numa gráfica e perdíamos muito tempo com isso, fora o custo: o dobro do que nós cobramos hoje" explica Rodolfo.
O modelo de negócios da empresa inclui foco no tipo de produto oferecido (basicamente impressão tradicional, em folha sulfite), múltiplas impressoras prontas para receber os pedidos diretamente online e pontos de produção espalhados em lugares estratégicos da cidade, reduzindo o tempo de entrega. Os arquivos são enviados pelo cliente através do site ou aplicativo e são impressos em folha A4 (tamanho padrão), no modo colorido ou branco & preto, o cliente ainda escolhe se quer encadernar, ou não. Para garantir agilidade, a cobrança é feita em paralelo, com o pedido já em impressão e, muitas vezes, até mesmo após a entrega.
Esse modelo foi pensado para atender um público acostumado com um conceito conhecido como "on demand" ou seja, sob demanda, no qual produtos e serviços são oferecidos com agilidade, na hora que o cliente quer. Empresas como Netflix, Uber, Airbnb e Instacar também atuam com base nessa nova economia.
A empresa foi lançada em outubro de 2016 e o número de pedidos cresce 50% ao mês, desde então.
Website:
http://www.deliveryprint.com.br/