Atibaia - SP --(
DINO - 06 out, 2016) - De acordo com o órgão regulamentador, esta medida foi motivada devido ao grande número de demanda do setor, que pediu algumas alterações e em especial a autorização da embalagem plástica para o produto em conserva.
A Resolução RDC 85/2016 que foi publicada no dia 28 de junho no Diário Oficial da União alterando o RDC 17, de 19 de novembro de 1999. Além de permitir o uso de
embalagens plásticas , o período de quarentena também foi reduzido reduziu o período de quarentena. A resolução também inseriu dispositivos de controle dos riscos durante a fabricação.
Os valores de vácuo exigidos atualmente para os diferentes tipos e volumes de embalagens também foram alterados. Foram atualizadas para a referência do Codex Alimentarius para o produto em conserva.
A reunião que permitiu o acondicionamento do palmito em embalagens plásticas aconteceu em Brasília com 34 participantes das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte do país, que são considerados os principais polos de produção.
A iniciativa partiu da empresa Palmasul Conservas Timbó, inclusive o financiamento das pesquisas no trabalho para desenvolver embalagens flexíveis para acondicionamento do "Palmito Picado". A empresa alegava dificuldades em comercializar os produtos já que a embalagem encarece o alimento.
De acordo com Elton, empresário da
Everest Seladoras e especialista em máquinas para embalar, este foi um grande passo para o setor, já que agora as empresas podem comercializar este produto com um preço mais acessível em um momento que o país passa diante da crise.
Após três audiências e trabalhos científicos, a Anvisa chamou todos os interessados em discutir sobre o assunto para uma reunião de consulta pública para que o setor pudesse se manifestar.
Website:
http://www.everestseladoras.com.br/