Belo Horizonte - MG--(
DINO - 03 fev, 2016) - Para fugir da folia - ou correr atrás dela - no carnaval, muita gente coloca o pé na estrada neste período do ano. O que poucos sabem é que, ao contrário do que aponta o senso comum, estatisticamente, apenas 30% dos veículos do país têm seguro. Em tempos de crise e com o orçamento apertado por causa das contas de início de ano, não será surpresa se o quadro se revelar ainda mais estarrecedor.
Mas, se depender de uma dupla de empreendedores, ninguém vai ficar a pé. Foi justamente observando motoristas em apuros no trajeto casa-trabalho, em Belo Horizonte, que Samuel Freire, de 30 anos, teve a ideia de criar a Reboque.Me, aplicativo de celular que localiza o guincho mais próximo.
Além de remover o veículo parado, é possível pedir ajuda para trocar um pneu, recarregar a bateria ou até mesmo falta de combustível. Após localizar o reboque mais próximo, o aplicativo disponibiliza em um mapa, na tela do smartphone, o trajeto e a localização exata do guincheiro até o cliente ? tudo em tempo real.
"Percebi que existia uma demanda não atendida. Por que não usar a tecnologia para conectar motoristas e reboquistas? Melhor ainda: por que não ajudar os dois? Afinal, o reboquista também precisa de clientes", diz o fundador da empresa, analista de sistemas pós-graduado em tecnologia.
O app é gratuito, tanto para clientes, quanto para parceiros. A plataforma foi lançada em junho e está disponível para os sistemas iOS e Android. A empresa conta com mais de 400 reboques em sua base e cerca de mil clientes cadastrados no app. Só em BH, onde o projeto começou, já são 80 parceiros na rede. A Reboque.Me também já está operando no Rio e em São Paulo. E não vai parar por aí.
Planos de crescimento
Fundador da Reboque.Me, Freire associou-se a Mauricio Terra. Aos 43 anos, experiência de uma década no mercado de seguros, mestrado em administração e formação executiva na Wharton Business School, Terra é carioca e tem a tarefa de ajudar Freire a levar a startup a todo o país. A dupla está conversando com investidores para ampliar operações.
"Eu e Samuel costumamos falar que, se por um lado, o Uber quer melhorar a mobilidade das cidades, a Reboque.Me quer solucionar o problema de imobilidade dos veículos. Pior que o carro enguiçar, é não ter quem ajude. Quem nunca passou por esse tipo de situação? Se o carro parou, seja por pane elétrica, bateria fraca, pneu furado, falta de combustível, ou um acidente, nós temos uma proposta de solução mais simples, rápida e segura ? e na ponta dos seus dedos", diz Terra.
O preço ? que, muitas vezes assusta os motoristas justamente na hora do aperto e acaba funcionando como um impeditivo ?, também é um ponto central da estratégia da Reboque.Me. "Oferecemos uma clara política de preços, tanto para o parceiro quanto para o cliente. Isso evita barganha durante o atendimento, um momento crítico para quem está precisando de ajuda, na rua ou na estrada", diz Samuel.
"Se considerarmos apenas automóveis leves e motocicletas, estamos falando de 50 milhões de veículos não segurados no Brasil. As seguradoras ainda não conseguiram redefinir seus modelos de negócios ou buscar novas estratégias para alcançar esse grupo. As associações, que atacam esse segmento, cobram taxa de adesão e mensalidade, o que gera altos custos para o cliente, além de, em muitos casos, não estarem alinhadas às disposições legais da Susep. A Reboque.Me traz uma proposta atrativa ? você só paga se usar o serviço - , e entende que ele também precisa ser amparado ? é uma questão de utilidade pública para nós, de cidadania", diz Terra.
Website:
http://www.reboque.me