São Paulo - SP--(
DINO - 27 abr, 2018) - Ser presenteado é sempre muito bom. Todas as pessoas, independente do estilo, gostam de ganhar brindes e é por esse motivo que as empresas buscam essa estratégia para fidelizar clientes e fornecedores, além de propagar a marca. Entretanto, oferecer um brinde que não esteja de acordo com o perfil da pessoa que se quer atingir pode ser mais prejudicial que benéfico, por isso, antes de pensar no brinde é preciso pensar no público que irá recebê-lo.
A distribuição de brindes deve ser pensada como uma estratégia de marketing e engajamento. O público-alvo, por sua vez, pode variar, pois ele está atrelado ao objetivo da campanha. Assim, o primeiro passo é identificar qual a carência da empresa no momento. Por exemplo, se a necessidade é motivar os empregados a produzirem mais, o público-alvo são eles. Caso a ideia seja aumentar as vendas, o público passa a ser o cliente. Já se a ideia é fortalecer parcerias o público pode ser os fornecedores.
Após definir as pessoas, o próximo passo é conhecê-las, pois oferecer algo que não irá acrescentar em nada, pode ser uma estratégia falha. Para descobrir qual o brinde mais interessante, uma dica é pesquisar quais os gostos do público-alvo definido. Na empresa, isso pode ocorrer por meio de dinâmicas, pesquisas, ou ainda, por se tratar de algo interno, os próprios empregados podem votar naquele brinde que mais lhe agrada.
Quando se trata de clientes e fornecedores o cenário muda, uma vez que o relacionamento direto não é tão simples como dentro do ambiente de trabalho. Neste caso, uma alternativa é fazer pesquisas, com o objetivo de descobrir os gostos dessas pessoas e também o que pode vir a ser útil a elas. Procurar identificar a melhor maneira e momento para entregar o brinde é importante e pode ser um ponto positivo, pois, a pessoa perceberá que houve esse cuidado.
Em caso de dúvida na hora de pensar no brinde, aqueles itens básicos podem ajudar, como boné, camiseta, calendário, blocos de anotações e canetas. Esse tipo de brinde é até mesmo esperado por muitas pessoas, em momentos como datas comemorativas ou eventos. A
Zimi , especializada em brindes para empresas, reforça que personalizar o item escolhido é primordial. "Inserir no brinde o logo ou slogan permite que a imagem da empresa seja reforçada constantemente, em especial se for um brinde da
categoria de utensílios , cuja intenção é fazer com que a pessoa utilize mesmo fora do ambiente de trabalho".
Após entregar o brinde, pode ser feita uma pesquisa de satisfação, que venha a ser aproveitada como referência em campanhas futuras. Para que a maior parte das pessoas respondam, a ideia é fazer algo simples, com duas ou três perguntas e um espaço para comentários espontâneos.
Em linhas gerais, aproximar-se do público-alvo e agradá-lo é o objetivo central. Nesse sentido, procurar por brindes que possam ser úteis ou que representem as pessoas pode dar certo. Mas, antes de realizar qualquer investimento, deve-se realizar pesquisas e consultar a própria empresa que irá fornecer o brinde, para que seja um investimento positivo.
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