PR Newswire
CIDADE DO MÉXICO, 30 de novembro de 2016
Os agricultores locais na periferia urbana de São Paulo lutam para comercializar seus produtos e ganhar a vida. Eles muitas vezes acabam por vender suas terras para empreendimentos imobiliários, o que favorece a expansão urbana e afeta o abastecimento de água da cidade. Com uma solução digital simples e elegante, São Paulo conectará os agricultores locais a restaurantes e mercados da cidade que necessitam de produtos orgânicos. O programa ajudará os agricultores familiares a serem mais rentáveis, irá promover o uso sustentável da terra e proteger o abastecimento de água da cidade.
Em Bogotá, 1,5 milhões de crianças enfrentam trajetos excessivamente longos para ir e voltar da escola. A iniciativa "Primeiro as crianças" de Bogotá irá garantir a segurança e encurtar o tempo dos trajetos com corredores específicos aos ônibus de escola, novas zonas de pedestres e um sistema de compartilhamento de bicicleta. A cidade também irá transformar a tediosa viagem diária em uma experiência educacional enriquecedora e divertida, com a ajuda de voluntários e jogos on-line, que as crianças poderão jogar enquanto caminham ou tomam o ônibus para a escola.
Guadalajara combaterá a corrupção através da construção de um site que faz com que o processo de licenciamento de construções seja altamente transparente. Ele irá publicamente mapear nomes de empresas, planos, licenças e pagamentos, dando a empresas particulares e às comunidades uma vital previsibilidade, e fornecendo aos cidadãos visibilidade do processo. Isto não apenas reduzirá a corrupção, mas também irá incentivar a cidade na adesão aos regulamentos de zoneamento e fomentar o seu planejamento urbano, historicamente fraco.
Agiotas exploram a população pobre de Medellín, oferecendo empréstimos de curto prazo a juros elevados, quando esta parcela da população não consegue ganhar dinheiro suficiente para as despesas essenciais. A cidade vai começar uma série de fundos de empréstimo por bairro, onde os moradores juntam recursos e fazem pequenos empréstimos uns aos outros ? lutando contra a criminalidade e promovendo a inclusão financeira entre os cidadãos mais vulneráveis. O crime violento é um dos problemas mais críticos enfrentados pelas cidades em toda a região, e Medellín está demonstrando que os prefeitos podem assumir a liderança em salvaguardar a segurança dos cidadãos.
Santiago usará competições para mobilizar comunidades escolares inteiras ? estudantes locais, seus pais, professores e organizações sem fins lucrativos ? em atividades que comprovadamente reduzem a obesidade. Santiago é uma das primeiras cidades a utilizar competições para melhorar os resultados de saúde pública. Salas de aula ganharão pontos quando adotarem estratégias comprovadas, tais como caminhar para a escola ou preparar lanches saudáveis; pontos que poderão então converter para recompensas como novos playgrounds.
A Bloomberg Philanthropies aprofundará seu investimento na fase inicial, em ideias inovadoras e no compromisso de reforçar os laços entre os inovadores públicos da região. Às 15 finalistas restantes do Mayors Challenge será oferecido um novo programa de apoio com um envolvimento peer to peer, treinamentos e incentivos financeiros para cidades que deem seguimento às suas ideias dentro dos próximos seis meses. O Mayors Challenge de 2016 é o primeiro oferecimento de Government Innovation (Inovação Pública) da Bloomberg Philanthropies na América Latina e no Caribe. O Government Innovation equipa prefeitos e outros líderes da cidade com as ferramentas e técnicas de que precisam para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida dos cidadãos. "Na competição deste ano nós ficamos surpresos com o número de líderes criativos do setor público pela América Latina e pelo Caribe que estão empenhados em gerar soluções ousadas para grandes desafios sociais e econômicos", disse James Anderson, chefe de Government Innovation na Bloomberg Philanthropies. "Como demonstram as ideias vencedoras, cidades inovadoras em toda a região estão fazendo um uso inteligente da tecnologia e de parcerias estratégicas, com um foco claro em melhorar a vida dos cidadãos." Para além da busca das melhores ideias, a competição foi projetada para apresentar a centenas de líderes das cidades novas estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a melhor atender às necessidades dos cidadãos, durante a competição e depois também. Quando perguntados, 98% dos líderes das cidades disse que participar como finalista no Mayors Challenge foi uma experiência única, e 92% disse que eles já puderam compartilhar novas habilidades ou ferramentas do Mayors Challenge com funcionários da cidade que não estão envolvidos na competição. O anúncio dos vencedores foi realizado hoje na WeWork Varsovia na Cidade do México. "Trabalhando juntos, cada pessoa, cada comunidade, cada cidade pode promover uma mudança impactante no mundo," disse Adam Neumann, CEO da WeWork. "Na WeWork transformamos construções em espaços inovadores e comunidades que permitem às pessoas criar, explorar novas ideias e perseguir seus ideais de trabalho. Estamos extremamente felizes em receber os vencedores do Mayors Challenge da Bloomberg Philanthropies e empenhados em apoiar iniciativas em todo o mundo que transformem de forma positiva o futuro das cidades." Mais detalhes e elementos relacionados com o Mayors Challenge deste ano e vencedores passados podem ser encontrados em http://mayorschallenge.bloomberg.org Mais informações sobre o Mayors Challenge em http://www.bloomberg.org/initiative/mayors_challenge Sobre a Bloomberg Philanthropies A missão da Bloomberg Philanthropies é garantir uma vida melhor e mais longa, para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas-chave para a criação de mudanças efetivas: Saúde pública, meio-ambiente, educação, inovação pública e artes. A Bloomberg Philanthropies engloba todas as atividades de caridade de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação e suas doações pessoais. Em 2015, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 510 milhões. Para mais informações, visite bloomberg.org ou siga-nos no Facebook, Instagram, Snapchat, e no Twitter @BloombergDotOrg. Contato de mídia:To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/a-cidade-de-sao-paulo-foi-a-vencedora-de-2016-do-grande-premio-do-mayors-challenge-da-america-latina-e-do-caribe-da-bloomberg-philanthropies-300370764.html
FONTE Bloomberg Philanthropies