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DINO - 21 mai, 2015) - Quando o assunto é saúde, os números são alarmantes: 93% da população está insatisfeita com o tratamento recebido tanto no SUS quanto na rede particular. Diante desse cenário, cresce a utilização de ferramentas que facilitam o trabalho dos médicos no dia a dia das consultas e exames.
Pesquisa apresentada pela Phillips no SXSW 2015 mostra que sete em cada dez profissionais da saúde já utilizam recursos digitais em suas rotinas. São números que reforçam a importância da tecnologia na saúde não só em equipamentos cirúrgicos, mas também na própria gestão.
O boom que o mercado vive atualmente chegou ao Brasil e alavanca o crescimento de empresas que prestam serviços digitais. Tanto que a Medicina Direta, uma das companhias especializadas neste setor, espera dobrar o número de clientes até o fim de 2015.
Atualmente, a organização trabalha com 117 clínicas e mais de 500 médicos espalhados por todo o país. O objetivo é chegar em dezembro com cerca de 250 consultórios. O momento é propício para isso: apenas no primeiro trimestre de 2015 a empresa vendeu mais do que todos os outros meses somados.
"O importante nessa área não é só o investimento, mas sim o conhecimento que o profissional tem. Com uma empresa de serviço digital ele consegue gerir seu escritório de uma forma simples e rápida", comenta Tiago Delgado, sócio-fundador da Medicina Direta.
Como funciona:
Após contratar os serviços da Medicina Direta, o médico recebe um login e senha para entrar na plataforma que gerencia os serviços disponíveis. Nele, o profissional tem um controle de e-mails, gestão da agenda de consultas, administração das finanças, ferramentas que permitem rápida elaboração de receitas e até o histórico médico do paciente. O espaço também realiza pagamentos por cartões, eliminando a necessidade de contratar as máquinas ? mesma lógica do e-commerce, com a inserção dos dados do paciente para confirmar a transação.
As informações estão na nuvem, barateando e simplificando os processos. O médico pode acessar os serviços via aplicativo de qualquer dispositivo móvel iOS (sistema operacional dos tablets e smartphones da Apple). Assim, ele consegue gerenciar a clínica de onde estiver.
"Queremos ser o braço digital dos consultórios. Como a tecnologia se atualiza rapidamente, os profissionais da saúde possuem dificuldades para acompanharem essa evolução. Com os nossos serviços, ele não precisa se preocupar com este tema e pode focar em outros pontos da sua carreira", prossegue Delgado.
Confira alguns benefícios do prontuário eletrônico para os médicos:
? Gestão rápida dos pagamentos: a plataforma realiza a gestão financeira da clínica, mostrando pagamentos já realizados e débitos que ainda estão abertos, seja em dinheiro, cheque ou cartão.
? Desburocratização: o médico consegue preencher rapidamente todos os documentos necessários para consultas de convênios médicos.
? Agenda integrada: o profissional consegue visualizar sua agenda pelo smartphone, incluindo o tempo de espera ou de atraso dos pacientes - basta incluir em tempo real no sistema.
? Histórico Médico completo: o médico consegue visualizar todo o histórico médico do seu paciente desde a primeira consulta, incluindo fotos, receitas e exames realizados.
Serviços prestados
A plataforma é o principal serviço prestado pela Medicina Direta aos clientes. A clínica pode contratar apenas essa solução ou adquirir um pacote que inclui o desenvolvimento de um site já voltado para o serviço dos buscadores.
"Estruturamos um website com todo o conhecimento das normas do Conselho Federal de Medicina e ainda elaboramos campanhas de Links Patrocinados, se o cliente preferir", continua o sócio-fundador.
O desenvolvimento de páginas e o prontuário eletrônico fazem parte do core business da empresa. Além disso, eles também realizam acesso mobile, gerenciamento de contas de e-mail e Google Adwords.
No futuro, a meta é incluir a opção de agendamento online para os pacientes, facilitando ainda mais o dia a dia dos médicos.
Experiência pessoal na área
Filho e irmão de médicos, Tiago Delgado cresceu ouvindo as principais reclamações dos profissionais do setor na gestão de uma clínica e consultório. Entretanto, ele acabou entrando nesta área por um caminho diferente do optado pela sua família.
Formado em Marketing, ele até trabalhava em campanhas para clínicas e laboratórios no início da carreira. Porém, após realizar mestrado em Birmingham, acabou permanecendo na cidade inglesa e trabalhou para agências de publicidade no setor elétrico e automobilístico. Apenas em 2011, quando começou um projeto para montar seu próprio negócio, resolveu retomar os problemas que sempre ouvia na medicina. Fez contatos, desenvolveu a solução e participou de reuniões. Voltou de vez para o Brasil em 2012 e abriu a Medicina Direta em 2013 para ajudar na melhoria constante da gestão de saúde no país.