Vitória, ES.--(
DINO - 09 mai, 2016) - Atentas à crescente presença digital da Arquitetura e Design, a Casa Cor e a Marbrasa, lançaram no Espírito Santo o primeiro Archathon do país, evento que reúne arquitetos, designers, paisagistas e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de projetos de decoração, para uma maratona de criação, cujo objetivo é criar um projeto executável que atenda a um fim específico.
A primeira fase do concurso já virou uma verdadeira febre entre os social influencers universitários. Foram lançados 4 concursos online para cada Faculdade Parceira (UVV, Faesa, Multivix e Ufes) de projetos de arquitetura e interioes, onde os autores podem divulgar suas criações e concorrer a prêmios dos patrocinadores, além da consequente exposição de seu trabalho ao mercado e a chance de participar da próxima fase, a maratona. Desenvolvida em parceria com a startup Muuving, especializada em promover negócios dos profissionais de arquitetura, decoração e design por meio de tecnologia, a primeira fase atraiu 65 grupos, resultando em mais de 200 estudantes envolvidos, em apenas 6 dias de inscrição.
No primeiro dia da fase exclusiva de votações 6 mil votos já havia sido registrados entre os 4 concursos. No total de 4 dias da fase exclusiva de votações, foram mais de 16 mil votos.
Os alunos disputam voto a voto a oportunidade que a Marbrasa vai oferecer ao grupo vencedor de participar da criação e execução de um dos ambientes mais badalados da Casa Cor, contanto com todo o portfólio da empresa, dos melhores e mais modernos revestimentos que são referência no mundo todo.
"Ao beneficiarmos as rochas ornamentais buscamos potencializar sua beleza, fazendo com que o seu real valor seja percebido. O projeto Archathon tem objetivos semelhantes, à medida em que busca despertar o potencial de cada aluno, numa fase que para ele, muitas vezes os espaços não são tão amplos. Esperamos, ainda, que seja o início de uma relação duradoura deles com as rochas naturais. Associar nossa marca à CasaCor já era uma certeza de estarmos seguindo em uma boa direção. Assim, unidos nessa parceria de sucesso, ficamos satisfeitos em ver a movimentação em torno do projeto Archathon, o qual, temos certeza, ficará como uma boa lembrança na memória de cada um deles", afirmou Celmo de Freitas, gerente geral da Marbrasa.
A CASACOR abrigará o evento final e esclarece que esta deve ser apenas a primeira de muitas campanhas com as marcas parceiras:
"É fantástico que possamos contar com a vontade de inovar das marcas parceiras. A Marbrasa já é uma grande parceira e responsável por engrandecer muitos projetos dentro da Casa Cor. A maratona dará a todos a oportunidade de aparecer para o mercado, fazer networking, além de participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico desse segmento.", comenta Rita Tristão, diretora da Casa Cor Espírito Santo.
Sobre o Archathon:
O divertido termo resulta de uma combinação das palavras inglesas "architect" (arquitetar) e "marathon" (maratona). A maratona acontece em um local pré-selecionado, exigindo a participação in-loco dos representantes dos grupos participantes e pode durar entre 24 e 72 horas.
O brasileiro é, tradicionalmente, apaixonado pela estética, sempre preocupado em transmitir seu conceito de beleza nas suas vestimentas, aparência e propriedades. Essa característica, aliada à hospitalidade que nos fez famosos mundo a fora, criou uma nação de amantes da decoração e design, de modo que, segundo o censo do IBGE de 2010, as famílias brasileiras destinam 3% da sua renda líquida para a compra de artigos de decoração, percentual superior aos gastos com cultura e brinquedos, por exemplo. Essa dinâmica particular da nossa cultura resultou na criação de um mercado extenso e criativo para o segmento, refletido no crescimento de quase 20% do setor nacional nos últimos 5 anos.
O Brasil ainda é o 4º colocado no mundo em número absoluto de profissionais de interiores, segundo o ranking informal de arquitetos por habitante, elaborado pela italiana Monditalia, mas chega ao impressionante volume de 80 mil especialistas, que torna o mercado extremamente competitivo, já que apenas uma pequena parcela dos consumidores brasileiros têm os direcionamentos necessários para entender a importância qualitativa e econômica destes profissionais.
Website:
http://www.archathon.com.br