São Paulo--(
DINO - 19 fev, 2016) - Atualmente muito se fala na importância de oferecer um bom conteúdo, seja apenas para atrair a atenção do público momentaneamente ou mesmo para transformar essas pessoas em admiradores ou clientes efetivos. Contudo, conteúdo não é apenas o que é escrito, já que o aspecto visual também pode ser crucial para aproximar as pessoas de um projeto ou de uma marca. Destarte, é fundamental ter um excelente apelo imagético.
A pesquisa, realizada pelo site de fotografias Getty Images, bastante conceituado entre
profissionais da publicidade, do design e do fotojornalismo, fez uma ampla análise para indicar quais serão os estilos fotográficos que dominarão o mercado em 2016. O CEO da Borghi Lowe, atual Mullen Lowe, comenta que a pesquisa servirá de base para profissionais que
trabalham com publicidade e design e vai ser levada em consideração pelas marcas quando estas forem definir suas estratégias publicitárias para este ano.
José Borghi ressalta que a pesquisa foi feita com a colaboração de pesquisadores do Getty Images e especialistas do mundo da fotografia, o que certamente confere ainda mais credibilidade ao estudo. Além disso, o empresário da
Borghi Lowe destaca que foram analisados os modelos de cerca de 400 milhões de downloads de imagens realizados no site.
A primeira tendência é a Existência Divina, retratada em um capitalismo mais expressivo. Ou seja, o foco das peças publicitárias realizadas pelas marcas está nos valores, fazendo com que o mundo visual seja dominado por conceitos referentes à bondade. Na verdade, a intenção é preencher os conteúdos com propósitos morais, colocando os nossos valores no núcleo das histórias.
Em seguida vem a Extensão Humana, significando a influência que a tecnologia tem em nosso dia a dia. Além de ampliar os horizontes da nossa própria existência, ela está se tornando cada vez mais rapidamente algo que faz parte de nós mesmos, que estende nossa capacidade. A terceira tendência é o Insurgente, representado pela melhor aceitação de coisas que destoam do tradicional, aquilo que desafia o que até então era considerado o ponto máximo. Na verdade, O empresário da Borghi Lowe, atualmente conhecida como
Mullen Lowe, ressalta que essa abertura ao que não era conhecido se dá pela saturação do que existia até então, o que acaba tornando mais aceitável o que não é convencional.
O próximo estilo é o Caos Estético, que permite uma espécie de bagunça, de libertação do que é perfeito. Como se aquilo que já é previsível perdesse espaço para novas alternativas, mesmo essas sendo extremamente diversificadas. A quinta tendência é a disputa Silêncio vs. Barulho, criando grandes contrastes. Isso colocaria a simplicidade acima do complicado, mostrando que a suavidade pode ser mais eficiente que traços muito complexos.
A última tendência é o Surrealismo, que através de fotografias manipuladas recebe forte influência dos sonhos, do que é inexplicável, contrapondo-se ao que é obviamente esperado e criando uma atmosfera naturalmente lúdica, oriunda do subconsciente.
Website:
http://us.mullenlowe.com/