Releases 09/10/2015 - 13:40

O minério dividido: Flavio Maluf aborda os recentes fatos da Alcoa


(DINO - 09 out, 2015) - A desaceleração do PIB da economia chinesa está diminuindo muito os preços das commodities. Conforme dados de analistas, cita o empresário Flavio Maluf, com a diminuição de consumo chinês, há um excesso de metais, principalmente o alumínio. Especialistas observam ainda a exportação desse produto, causando intrigas no comércio mundial. Dessa forma, o preço dessa commodities derreteram, afetando diretamente uma das maiores empresas no setos, a Alcoa Inc.

Dessa forma, pressionada por anos de reclamações dos acionistas que viram seus papéis desvalorizar 40% em 12 meses, conforme dados reportados por Flavio Maluf, a multinacional decidiu dividir em duas empresas. Seguindo a linha de muitas empresas que se desmembram a fim de direcionar o foco em setores que possa gerar resultados melhores, a Alcoa irá isolar a empresa de material bruto que é responsável para divisão do minério de bauxita, refinamento da alumina e a produção de alumínios, o qual ainda levará o nome da indústria; e outra "empresa de valor agregado" como está sendo chamado pela própria Alcoa, destinará aos produtos laminados, negócios de engenharia e de transportes e construção. Analistas financeiros informam que esse fato está ocorrendo com maioria das empresas que possuem força em setores separados, isolando-os para que a sua eficiência seja otimizada.

A primeira siderúrgica de alumínio do mundo, a Alcoa Inc, sofre com os alto custo das fundições de alumínio bruto, levando a fechar fábricas inclusive no Brasil, para evitar prejuízos e direcionou para produtos acabados, agregando valor ao produto. Essa empreitada levou a mineradora a comprar a fabricante inglesa de peças de avião Firth Rixson Ltd. e a compra da RTI International Metals Inc., sediada em Pittsburgh, líder mundial em produção de titânio para indústria aeroespacial, reelembra Flavio Maluf. A informação da Alcoa Inc, que está há cerca de 126 anos no mercado, é que 40% da receita está ligada aos produtos agregados destinados às empresas aeroespaciais na construção de motores, aerofólios de turbinas e prendedores da indústria de avião. Recentemente, a indústria automobilística está se transformando em um dos maiores consumidores de produtos derivados do alumínio, o que pode beneficiar a nova empresa segundo Flavio Maluf.

A presidência executiva e um dos conselheiros da empresa de valor agregado ainda sem nome será o diretor-presidente da empresa, Klaus Kleinfeld, noticia Flavio Maluf. A nova companhia ainda teria uma receita de US$ 14,5 bilhões no ano encerrado em 30 de junho.

Ainda que o diretor-presidente reafirme que não foram os preços do alumínio bruto a principal causa da divisão da empresa, a Alcoa em 33% a sua capacidade de fundição desde 2007 para conter redução dos preços que obteve uma desvalorização de 40% há 4 anos, informa Flavio Maluf. Essa separação pode "prevenir que o lingote seja agregado a esses valores pessimistas" e o crescimento da produção de rodas e outros produtos que acrescenta demais metais fizeram a instituição rever seus negócios e observou uma boa oportunidade nas confecções mais agregado. O desafio será competir com os chineses que produzem e exportam o alumínio bruto. O excesso da matéria-prima pode depreciar o preço da commodities, mas a Alcoa fechou contratos recentemente com a Ford que está buscando produtos mais leves para o acabamento de veículos. Talvez assim diminua a visão negativa dos fechamentos das fusões.
Website: http://flaviomaluf.com/