DOHA, Catar--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 07 out, 2015) -
O
Grupo QNB, um dos bancos mais fortes do mundo e banco líder no Oriente Médio e no Norte da África, anunciou seus resultados para o período de nove meses encerrado em 30 de setembro de 2015.
Para os primeiros nove meses de 2015, o lucro líquido foi de QAR 8,7 bilhões (US$ 2,4 bilhões), o que representa uma alta de 9,0% em relação ao ano passado.
A política prudente de controle de custos do Grupo e a forte capacidade de geração de receita permitiram manter uma relação de eficiência (relação entre custo e receita) de 21,1%, que é considerada uma das melhores relações dentre as instituições financeiras da região.
O patrimônio total aumentou 9,6% a partir de setembro de 2014 e atingiu QAR 521 bilhões (US$ 143,1 bilhões), o mais alto já alcançado pelo Grupo. Este foi o resultado de uma forte taxa de crescimento de 11,5% em empréstimos e adiantamentos que atingem QAR 367 bilhões (US$ 100,7 bilhões).
O Grupo conseguiu manter a relação de empréstimos não realizados para valor bruto de empréstimos em 1,5%, um nível considerado um dos mais baixos entre bancos do Oriente Médio e África, refletindo a alta qualidade do livro de empréstimos do Grupo e a gestão eficaz do risco de crédito. A política conservadora do Grupo em relação ao abastecimento continuou com o índice de cobertura alcançando 127% em setembro de 2015.
Ao mesmo tempo, o Grupo QNB aumentou os financiamentos a clientes em 8,9%, atingindo QAR 381 bilhões (US$ 104,7 bilhões). Isto elevou a relação empréstimo/depósito do Grupo para 96%.
O patrimônio total aumentou 6,8% a partir de setembro de 2014 para chegar a QR 60 bilhões (US$ 16,5 bilhões) em 30 de setembro de 2015. Os lucros por ação atingiram QAR 12,5 (US$ 3,4), em comparação com QAR 11,4 em setembro de 2014.
A relação de coeficiente de adequação do capital (Capital Adequacy Ratio, CAR), calculada de acordo com os requisitos do QCB e Basileia III, ficou em 14,0% em 30 de setembro de 2015, superior às exigências regulatórias mínimas do Banco Central do Catar e do Comitê da Basileia. O Grupo quer manter uma forte capitalização para apoiar planos estratégicos futuros.
Durante o mês de março de 2015, a agência de classificação Fitch elevou o Grupo QNB para AA-/F1+, puxado pela força da classificação soberana do Estado do Catar. O Grupo QNB tem mantido a sua classificação de crédito junto a todas as outras agências de classificação, e é considerada uma das mais altas da região. Este é um resultado da forte posição financeira do Grupo QNB, da alta qualidade de seus ativos e de sua posição de liderança no setor financeiro.
Como resultado das altas classificações de crédito do Grupo e da excelente qualidade dos ativos, ele foi selecionado como uma das 50 instituições financeiras mais seguras do mundo pela Global Finance.
Com base no forte desempenho contínuo do Grupo e na sua presença internacional em expansão, o QNB melhorou sua classificação dentro do Brand Finance Global Top 500 Banking Survey 2015 e é agora a maior marca de banco por valor no Oriente Médio e na África. A classificação do QNB mudou significativamente da 101ª posição (Valor da marca: US$ 1,8 bilhão em 2014) para a 79ª (Valor da marca: US$ 2,6 bilhões em 2015) reconhecendo também a posição mais elevada e o forte reconhecimento da marca QNB.
O Grupo QNB está presente, por meio de suas subsidiárias e empresas associadas, em mais de 27 países e três continentes, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. O número total de funcionários é superior a 15 mil, que operam em mais de 635 locais, com uma rede de caixas eletrônicos de mais de 1.350 máquinas.
*Fonte:
ME NewsWire
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20151007006616/pt/
Contato:
Grupo QNB
Maha Mubarak Ali, +974-449-75704
PR@qnb.com.qa
Fonte: BUSINESS WIRE