Releases 23/09/2015 - 12:18

Olimpíadas 2016 e o legado que será deixado para a cidade do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro,RJ--(DINO - 23 set, 2015) - As Olimpíadas 2016 vão deixar algum legado para o Brasil? Em termos gerais não, mas quem deve sair ganhando em alguns aspectos é a cidade sede que será o Rio de Janeiro. Pontos como o processo de implantação de melhorias nos transportes e a revitalização de outros espaços estão na lista de legados.

Antes de o Rio de Janeiro ser selecionado como a sede dos jogos olímpicos, uma pesquisa divulgou que essa competição poderia movimentar na cidade que fosse escolhida, aproximadamente, 51 bilhões de dólares e a geração de 120 mil empregos. "A priori, a economia da capital carioca contaria com um efeito positivo que deveria durar por um bom tempo, o que beneficiaria, em tese, alguns outros estados", aponta Tatiane Barros, do site www.olimpiadasrio.net, site puramente informativo, com detalhes das competições e sobre os ingressos.

De outro lado, com maior cautela, há um grupo de especialistas não tão otimistas assim. As olimpíadas não podem ser comparadas com uma Copa do Mundo, por exemplo, pois é feita em um espaço diminuto, que no caso é apenas a cidade do Rio de Janeiro. O tempo de competição também é menor. Com isso, a organização do evento deve ter um grau maior frente ao mundial de futebol.

"Não será um evento como as olimpíadas que poderá mudar o pensamento de investidores em colocar o seu foco no Brasil. O que muda isso é o crescimento de um país, fato que não está acontecendo, muito pelo contrário", argumenta Tatiane Barros.

"Quando se é sede de um evento como esse, como é o caso do Rio de Janeiro, o fato pode ser visto como uma oportunidade para que a cidade passe a contar com maior investimento do Governo Federal, em termos de infraestrutura".

A zona portuária, que foi revitalizada no Rio de Janeiro, e a implantação do corredor BRT e o VLT nos transportes, são os legados mais importantes até o momento. Será que isso basta?
Website: http://www.olimpiadasrio.net/