Campinas - SP--(
DINO - 23 set, 2015) - Só os conversores de alta definição (HD) conseguem decifrar os sinais digitais que transmitem as imagens de altíssima resolução. Quem tem TV por assinatura em casa sabe que há alguns anos as empresas do setor oferecem conversores digitais para os assinantes.
O Comitê para Padrões de Televisão Avançados (ATSC) determinou padrões voluntários para a TV digital. Tais padrões incluem a forma como som e vídeo são codificados e transmitidos. Também fornecem diretrizes para diferentes níveis de qualidade. Todos os padrões digitais têm qualidade superior aos sinais analógicos. Os padrões HDTV são os mais altos de todos os sinais digitais.
No entanto, apesar de o sinal digital ser de qualidade superior ao sinal analógico, não é necessariamente de alta definição. A HDTV é nada menos que o padrão de TV digital mais alto. Mas ver uma imagem de alta definição e escutar o som Dolby Surround que a acompanha depende de duas coisas. Primeiro, a emissora tem que transmitir um sinal de alta definição. Segundo, você precisa do equipamento certo para recebê-lo e vê-lo. A seguir veremos como adquirir um aparelho HDTV e depois, o sinal digital.
Transmissor:
As antenas das redes de TV emitem dois sinais por radiofreqüência: o analógico e o digital - ainda usado em poucos programas. O digital carrega mais dados, e pode levar uma qualidade de imagem melhor, que gera a alta definição (HD).
Tv por Assinatura:
A
Oi TV possui canais em HD desde seu pacote mais básico, que não possui mensalidade. Além disso, o receptor deve estar preparado para receber o sinal em alta definição e estar devidamente conectado a uma TV Full HD (resolução 1920 x 1080 pixels) através de um cabo HDMI.
Conversor Tradicional:
Os sinais via cabo são captados por um conversor. Mas o conversor tradicional só é capaz de receber o sinal digital simplificado, do tipo MPEG-2. Tais conversores foram criados quando as TVs abertas só emitiam sinais analógicos.
Conversor HD
Já o conversor HD entende sinais digitais tanto no formato MPEG-2 - que ainda leva a maior parte da programação - como no MPEG-4. Só este último formato consegue transportar todos os dados da imagem, que garantem a alta definição
Tv Comum:
Resolução da tela: baixa (704 x 480 pixels)
Uma TV comum exibirá sempre uma imagem de baixa definição, não importando em qual tipo de conversor esteja conectada. É que ela só entende o sinal MPEG-2, além de ter uma tela de resolução baixa, com um número menor de pontos (pixels) para formar a imagem.
A melhor coisa da TV Digital é que pode ser assistida em receptores em movimento. Televisores portáteis, receptores instalados em automóveis, ônibus, computadores portáteis com pen-TVs e telefones celulares com receptores adequados poderão receber o sinal da TV digital.
Website:
http://www.loja.elsys.com.br