(
DINO - 13 out, 2015) - Pegue R$ 12,6 bilhões, reparta 71% à venda de hardwares, 12% software, 16% em outros produtos como suprimentos e acessórios e apenas 1% em serviços. Assim está a divisão do faturamento dos Distribuidores de TI, segundo a 5ª Pesquisa Setorial dos Distribuidores de TI e o 4º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI).
Ao olhar precisamente para esses números, é possível identificar o crescimento da categoria "Outros Produtos", que subiu quatro pontos percentuais entre 2013 e 2014. Ou seja, os dados mostram a tendência em focar cada vez mais nos itens que não tem espaços nos grandes varejistas, como acessórios, suprimentos, redes, componentes, entre outros.
A categoria vem suprindo as consecutivas quedas nas vendas de hardware, ainda principal item de faturamento, que representou 71% em 2014 frente a 74% do ano passado e 81% de 2012.
Produtos %
Componentes 15%
PCs e Servidores 13%
Produtos de rede 12%
Software 12%
Suprimentos 7%
Monitores eTVs 6%
Games (Hardware e Software) 6%
Impressão 5%
Mobilidade (celulares e tablets) 4%
Acessórios 3%
Telefonia 3%
Energia 2%
Cine e Foto 0,5%
Cloud Computing 0,5%
Outros 11%
O momento é a oportunidade ideal para os distribuidores balizarem seus negócios, criarem mix de produtos e atuarem cada vez mais focados em resultados.
*Mariano Gordinho (
mgordinho@outlook.com) é Diretor Executivo da Abradisti ? Associação Brasileira dos Distribuidores de TI