Releases 01/10/2015 - 13:38

Como as empresas estão se organizando para driblar a crise e gerar novos negócios


(DINO - 01 out, 2015) - A empresária Stella Docini, da HD Constrói, chegou de Portugal há quase dois em busca de ampliar os negócios da família, entretanto o cenário brasileiro não se apresentou tão positivo e ela quase deixou o país por uma segunda vez. A grande virada, segundo Stella foi conhecer o grupo BNI (Business Network International), que estimula novos negócios por meio do marketing boca a boca e técnicas de networking. "Eu não tinha nem escritório e hoje 80% do meu faturamento é com base nas indicações do grupo. Sem dúvida, foi uma decisão importante para o sucesso do meu negócio".

Assim como Stella, vários empresários já começam a se organizar em grupos para fortalecer e fomentar parcerias, principalmente com o intuito de driblar a crise. No Brasil, essa ideia está presente em 19 cidades. Só no ano passado, gerou R$ 60,2 milhões. Esse formato de negócio já existe já 30 anos nos Estados Unidos, baseada no "Givers Gain" ? se eu lhe trouxer oportunidades de negócios, você vai me trazer oportunidades de negócios.

Há 3 anos a agenda do empresário Benício José de Oliveira Filho assinala a mesmo tarefa todas às terças-feiras, às 7 horas. A assiduidade do proprietário da Ravel Tecnologia reflete a importância deste compromisso. Membro desde o início do grupo de networking chamado Dinâmico, ele reconhece que a crise no mercado não gerou perdas ao seu negócio, graças ao bom desempenho que vêm alcançando dentro do grupo BNI. "Nossa empresa tem como receita mensal 10% referente ao BNI, cerca de R$ 70.000,00. Encontrei no grupo uma oportunidade de desenvolver novas frentes de trabalho. Hoje a Ravel investe em 8 startups e a ideia é fomentar cada vez o empreendedorismo", complementa o empresário que pelo segundo ano consecutivo, está no ranking das 200 PMEs que mais crescem no Brasil produzido pela consultoria Deloitte e pela revista Exame.

Graças ao exemplo de sucesso, Benício atua como presidente do BNI Dinâmico, do ABC Paulista, e destaca que "o conceito disseminado pelo grupo pode ser explicado como uma oportunidade de participar de um grupo de pessoas que verdadeiramente se empenham em ajudar uns aos outros, com metodologia, objetivos e resultado", explica.

Durante uma hora e meia, donos de empresas e profissionais liberais apresentam seus negócios, pedem indicações e colocam em prática uma importante ferramenta no mundo corporativo: o networking. A rede de contatos já rendeu excelentes frutos para os participantes e ultimamente tem sido uma excelente aliada para driblar a crise: apenas neste ano, cerca de R$ 2.6 milhões em negócios fechados já foram gerados para a equipe do Grupo Dinâmico, graças ao marketing boca a boca e às indicações dos colegas.

http://www.bnidinamico.com.br/