Releases 29/09/2015 - 14:07

70% das decisões clínicas são pautadas em resultados de exames


São Paulo, Setembro de 2015--(DINO - 29 set, 2015) - De 29 de setembro a 2 de outubro ocorre o principal evento voltado à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial do País, na cidade de Fortaleza (CE). O 49º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (49º CBPC/ML) reforça a importância da patologia clínica/medicina laboratorial, que responde por 70% das decisões clínicas e apenas 4 a 5% dos custos da saúde.
O evento pretende mostrar a importância do setor, que além de ser fundamental na medicina cada vez mais preventiva, ainda gera 113 mil empregos diretos e produz mais de 1,0 bilhão de exames anuais. É importante ressaltar ainda a importância do papel do médico especialista em Patologia Clínica / Medicina Laboratorial que tanto pode assessorar na indicação quanto na interpretação dos exames por outros médicos, contribuindo para a segurança no cuidado com o paciente e para a custo-efetividade do setor.
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) tem observado o crescimento do número de exames realizados, que pode ser explicado por diferentes razões: o avanço da tecnologia, o envelhecimento da população, o maior uso da medicina preventiva e a pouca dedicação à graduação médica no ensino da Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, especialidade que aborda o uso racional dos exames laboratoriais, entre outros. Porém, a entidade rebate a crítica superficial sobre um possível excesso e ressalta que a realização de exames responde por cerca de apenas 4 a 5% do custo total da assistência à saúde.
Paula Távora, presidente da SBPC/ML, acredita que essa é uma questão de capacitação de estudantes na graduação e profissionais que já estão em atividade no mercado. "Há um discurso antigo de que exames são feitos e não são retirados, o que provaria que eles são desnecessários. Mas é preciso lembrar que, com avanços da tecnologia, muitas vezes pacientes têm acesso a laudos por internet. Dados dos nossos associados demonstram que apenas 5% dos exames são deixados de lado, boa parte deles exames de gravidez, que acabam se confirmando positivo ou falso por outros sintomas", observou.
O evento tem o intuito de reforçar o setor, em meio a uma maior regulação sobre aumento da ANS e dos planos de saúde. "Estamos há 20 anos sem reajuste de exames laboratoriais pelo SUS e um grande desequilíbrio e paralisia nos reajustes praticados pelas operadoras e planos de saúde. Além disso, a ANS quer utilizar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como teto máximo de reajuste, não podendo usar o Fator de Qualidade como um adicional, sendo uma forma de premiar os laboratórios creditados pelo PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos", comenta Paula.

Serviço - 49º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e 1º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial
Local: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - bairro Edson Queiroz ? Fortaleza (CE)
Data: 29 de setembro a 2 de outubro
Website do evento: http://www.cbpcml.org.br

Sobre a SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.
A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Atendimento à imprensa
Advice Comunicação Corporativa
Bruna Martins / bruna.martins@advicecc.com
Maria Eduarda Amorim / mariaeduarda.amorim@advicecc.com
Fernanda Dabori / fernanda.dabori@advicecc.com
(11) 5103-2779 / (11) 9-53050974