Releases 08/10/2015 - 16:25

Cadeia do leite impacta em agronegócios e indústria da limpeza


Atibaia - São Paulo--(DINO - 08 out, 2015) - Segundo dados da ONU mais de 6 bilhões de pessoas no mundo consomem leite e produtos lácteos; a maioria delas vive em países em desenvolvimento. A produção de leite e a capacidade de exportação brasileira, bem como o incentivo aos produtores foram temas debatidos neste segundo semestre aqui no Brasil, em Campo Grande, por especialistas e empresários do setor.
A saúde animal e o bem-estar dos rebanhos, bem como a preocupação com a higienização do ambiente de ordenha são temáticas ainda a serem implementadas de forma sistemática no Brasil.
A limpeza manual nos ambientes de ordenha deve sim ser valorizada, pois muito embora existam táticas de limpeza automatizadas para algumas máquinas, especialistas do setor ressaltam que mesmo componentes pequenos precisam ser higienizados manualmente.
Há que se considerar o desenho e os materiais empregados também na produção de escovas. Algumas empresas, tanto fornecem como produzem escovas para este setor, com linhas próprias manuais, tanques resfriadores, baldes de leite, bicos e mangueiras de transferência. Separamos para você alguns modelos de escovas especiais que podem ser muito úteis na limpeza de ordenhas, confira: Modelos de Escovas para Agropecuária
Só para se ter uma idéia da amplitude dessa questão, em países cujos rebanhos são maiores, isto é, em fazendas de grande porte, como França, países baixos e muitos em toda a Europa, o regime de limpeza exige até uma determinada temperatura na água que é utilizada na lavagem. De acordo com as instituições de regulamentação daqueles países, a água deve estar entre 35 a 45 graus C e combinada com um detergente alcalino ou desinfetante a cada 8 ou 10 minutos, e depois retirado com água fria.
Ora mas o que meu simples leite da manhã tem a ver com esse processo detalhado de limpeza?
Tudo. E é apenas o começo avaliar que o agronegócio é um dos setores mais positivos da nossa economia. De acordo com dados da Cepea - ESalq/USP foi projetado para o setor um crescimento de 2,6% só em insumos e produtos, e para a agropecuária uma alta de 5,8%. Portanto a demanda de consumo deve continuar alta e ainda a preços baixos, segundo avaliação da CEPEA.
Além dos números relevantes, o BNDES incluiu um programa de incentivo tecnológico na produção agropecuária, denominado INOVAGRO, que estabelece itens de conformidade entre produção integrada do setor, bem-estar animal e programas de alimento seguro, além de boas práticas em bovinocultura de corte e leite. Toda essa preocupação se deve ao fato do intenso e constante consumo de leite no Brasil.