São Paulo--(
DINO - 30 set, 2015) - Quando se espalharam pelo país na década de noventa, as antigas lojas de R$1,99 ofereciam praticamente apenas produtos importados e popularizaram o termo MADE IN CHINA entre os consumidores.
Nos últimos anos, as mudanças na economia e as fortes variações do dólar levaram os lojistas a investir na produção nacional, com produtos diferenciados e de maior valor agregado, assumindo inclusive um novo perfil, como setor de produtos de variedades de R$1,00 a R$99,00.
Atualmente, ao contrário do que muitos ainda pensam, é o MADE IN BRASIL que ocupa boa parte das prateleiras das lojas de 1 A 99. Um exemplo é a fabricante de utilidades domésticas Plasmarc que, em menos de quatro anos, conseguiu estabilizar-se no mercado frente à concorrência dos produtos importados apostando em matéria prima diferenciada. "Normalmente, o importado trabalha com material acrílico ou melanina, já nossos produtos têm como base o polipropileno reciclado, que oferece menor custo e ainda tem o apelo de comprometimento com o meio ambiente", explica o sócio diretor da empresa, Marcio Antonio Tonelotti.
A Plasmarc é uma das empresas que irão participar da 31ª Expo Brasil Feira - 1 A 99, que será realizada entre os dias 18 e 21 do próximo mês de outubro, no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.
Além de grandes lojas, nesta edição, a feira também contará com ilhas setoriais que irão reunir pequenos e médios fabricantes nacionais de diferentes regiões para incentivar ainda mais a indústria brasileira a competir no mercado. Os fabricantes da região de Pedreira, no interior paulista, por exemplo, esperam bons negócios no encontro. "Teremos cerca de dez quiosques na feira e a expectativa é aumentar as vendas de fim de ano em até 30% com a ajuda da exposição no evento", afirma o presidente da ACEP (Associação Comercial de Pedreira), Celso Pagotti Júnior.
A Expo Brasil Feira trará mais dois eventos paralelos:
? 2ª edição da Expo Bomboniere, com expositores da indústria de doces, balas e guloseimas ? segmento cada vez maior dentro das lojas de variedades, lembrando que boa parte das compras de "candies" se dá por impulso.
? 3ª edição do Outlet Grandes Marcas: preços especiais em produtos como Tramontina, Globalização, Home Play, Hercules Mundial e Plasutil.
Website:
http://www.expobrasilfeiras.com.br