Rio de Janeiro - RJ--(
DINO - 22 abr, 2015) - Com ótimas expectativas para o segmento publicitário, o Brasil segue crescendo de forma espantosa na área: apenas neste ano haverá a movimentação de aproximadamente 24 bilhões de dólares. Com isso, o país ultrapassará o Reino Unido e se tornará o 5º maior mercado publicitário do mundo. Segundo um estudo da Zenith Optimedia, entre 2012 e 2015 o Brasil será o terceiro maior país a contribuir em gastos de publicidade, trazendo cerca de 5,7 bilhões de dólares para o mercado interno, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.
De suma importância para o mercado publicitário, o audiovisual também vem se expandindo nos últimos anos. Conforme levantado pelo jornal O Estado de S. Paulo, só na área de fotografia, por exemplo, já existem 35 festivais nacionais, fora as frequentes exposições. Já a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios apresentou, recentemente, um panorama interessante sobre músicos independentes: pelo menos 70% deles estão em busca de "empreender" sua arte nos mercados fonográficos. O mesmo ocorre com os cinegrafistas que procuram uma forma de vender seu talento para empresas especializadas em roteiros, curtas e longas metragens, propagandas e vinhetas.
Em julho de 2014, o governo brasileiro anunciou um novo programa de incentivo para a produção de obras audiovisuais. No total, serão investidos 1,2 bilhões de reais através do programa "Brasil de todas as telas", criando uma indústria de produção audiovisual para abastecer tanto o mercado de entretenimento quanto o mercado publicitário.
Contudo, apesar dos dois mercados estarem em plena expansão e "caminharem de mãos dadas", ainda não há uma ponte eficaz que os una. Isso prejudica o segmento publicitário, que necessita procurar material audiovisual em portfólios estrangeiros, com pouca fidelidade à nossa cultura e, igualmente os fotógrafos, músicos e cinegrafistas em geral, que não conseguem vender seu trabalho de forma satisfatória.
Ao enxergar esse "vácuo", o empresário Vinicius Realiza teve a ideia de criar a Mistific, uma plataforma online que visa ligar os profissionais audiovisuais brasileiros ao mercado publicitário, e assim, impulsionar ambas as partes a crescerem a partir da valorização da cultura nacional.
Leia mais sobre a Mistific -
http://noticias.r7.com/dino/entretenimento/startup-que-liga-profissionais-audiovisuais-ao-mercado-publicitario-cria-crowdfunding-e-oferece-beneficios-14042015Website:
http://www.mistific.com