Santos (SP)--(
DINO - 14 mar, 2016) - De Peruíbe a Ubatuba foram identificados e mapeados 41 grandes empreendimentos no Litoral Paulista que impactam a vida de milhões de pessoas: são 13 intervenções no setor de logística; 15 em mobilidade; quatro na área imobiliária; cinco em petróleo e gás e mais quatro de outros setores. Esse mapeamento inédito na região é resultado do trabalho do Observatório Litoral Sustentável que, por meio da Mesa de Diálogo do Litoral Norte e da Câmara Temática sobre os Grandes Empreendimentos da Baixada Santista, vem sistematizando as informações desde o segundo semestre de 2015.
Na Baixada Santista, Santos é a cidade que concentra o maior número de grandes empreendimentos, 15 no total; em segundo lugar vem Praia Grande, que soma sete; seguida de Cubatão e Guarujá, ambas com quatro; São Vicente possui três; Bertioga, dois; e Itanhaém, um. Em Mongaguá e Peruíbe não existe nenhuma intervenção de grande impacto. No entanto, todos esses municípios estão na área de influência dos empreendimentos mapeados.
No Litoral Norte são dez grandes empreendimentos mapeados ? cinco em Caraguatatuba; três em São Sebastião; dois em Ubatuba e nenhum em Ilhabela ? e assim como na Baixada Santista, todos os municípios estão na área de influência e impacto das grandes obras. O levantamento considera a localização do empreendimento, que pode atravessar mais de um município.
Segundo a coordenadora do Observatório, responsável também pelo monitoramento dos impactos das intervenções, Danielle Klintowitz, o objetivo do mapa é auxiliar sociedade civil, gestores públicos e órgãos licenciadores a terem uma dimensão melhor do que vem acontecendo na região. "Com essas informações, as prefeituras podem entender mais sobre as transformações na sua cidade e no Litoral, ampliando a capacidade de tomar decisões. Há uma grande diferença em analisar os impactos de obras quando os vemos de forma conjunta.", avalia.
Para disponibilizar essas informações de um jeito mais didático, a equipe do Observatório criou um mapa interativo, que pode ser livremente acessado na internet neste link:
https://goo.gl/tYcNbR.
"Além de mostrar as localizações dos empreendimentos, o mapa aponta áreas protegidas e o limite dos 13 municípios envolvidos", explica o arquiteto e urbanista do projeto, Vitor Nisida.
A navegação pelo mapa é simples e pode ser feita de dois modos. No primeiro, basta ir ao menu de opções do lado esquerdo da tela e clicar no tipo de informação que se deseja acessar. Automaticamente, o mapa mostra onde fica o empreendimento e apresenta informações sobre ele. O segundo jeito é clicar diretamente nos ícones do mapa para obter os dados.
"Essa transparência é muito importante para a população porque muitos não sabem o que significam essas intervenções e nem o reflexo delas. É um trabalho que pode servir como instrumento de luta por novas políticas públicas, com as medidas de compensação e diminuição de impactos", acrescenta Danielle Klintowitz.
Processo de mapeamento
A idealização do mapa surgiu em reuniões das Câmaras de Grandes Empreendimentos na Baixada Santista e no Litoral Norte, que concluíram que seria muito importante para a população e poder público identificar obras nas áreas imobiliária, de logística, de mobilidade e de petróleo e gás.
Em seguida, houve um intenso trabalho para captar as informações junto aos órgãos licenciadores (IBAMA e Cetesb) e aos empreendedores. Concluída essa fase, os resultados foram apresentados nas Câmaras Temáticas seguintes para avaliação e foram feitos os ajustes necessários para se chegar no resultado final.
Observatório Litoral Sustentável
O Observatório Litoral Sustentável, fruto do convênio entre Instituto Pólis e Petrobras, foi construído a partir da necessidade de dar continuidade à participação e discussão coletiva sobre o desenvolvimento sustentável na região do Litoral Paulista e, para cada um dos 13 municípios, de Ubatuba até Peruíbe. Reflete, em especial, a necessidade de a sociedade e os governos verem as ações das Agendas de Desenvolvimento Sustentável, elaboradas de forma participativa durante o projeto Litoral Sustentável, serem efetivamente implementadas.
Além disso, tem como missão acompanhar estrategicamente a implementação das ações previstas nas Agendas. Para isso, está construindo articulações regionais e capacitando os atores locais para uma melhor atuação em relação aos problemas e oportunidades da região, mantendo um monitoramento com informações e dados atualizados para acompanhamento por parte de toda sociedade.
Para outras informações,
SANTOSPRESS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO OBSERVATÓRIO LITORAL SUSTENTÁVEL
Diretor de atendimento: Rogério Amador - (13) 9 7140- 9725
rogerio@santospress.com.brGerente de atendimento: Thaís Moraes Macedo - (13) 9 9177-5373
thais@santospress.com.br