São Paulo--(
DINO - 26 fev, 2016) - Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, apontou quais as preferências e os perfis dos consumidores de mídia presentes no Brasil. Utilizando uma base de dados do Target Group Index, o estudo traçou em detalhes, como ocorre o consumo dos serviços e produtos de mídia, bem como características sociais, demográficas e relacionadas ao estilo de vida dos entrevistados. Os meios de comunicação analisados foram: jornais, televisão, rádio, revistas e internet. Para José Borghi, da
Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, é muito importante que se conheça a fundo o público interessado em mídia, sobretudo para que se aprimorem os conteúdos que são produzidos.
De acordo com o levantamento realizado, a televisão é o meio de comunicação que possui a maior penetração, no que se refere ao consumo, se comparado com os demais. Para 37% das pessoas entrevistadas, o momento de se assistir televisão ocorre simultaneamente ao de se utilizar a internet. As preferências dos brasileiros são: noticiários, novelas e filmes. As propagandas são de grande importância para 61% dos entrevistados, pois além de possuírem caráter informativo, constituem uma forma de se suscitar o diálogo entre as pessoas. A maior parte dos telespectadores é constituída por mulheres, sendo 53% na TV aberta e 51% na paga. José Borghi, da Mullen Lowe, que antes chamava-se
Borghi Lowe, vê esses resultados como algo bastante positivo, sobretudo em relação aos dados coletados sobre propaganda.
Em relação ao rádio, 44% afirmaram serem ouvintes com assiduidade diária, constituindo a principal forma de entretenimento para 27% desses ouvintes. Dos ouvintes em questão, 52% são mulheres, contra 48% dos homens. A faixa etária dos que ouvem rádio varia entre 25 e 34 anos e são oriundos principalmente da classe AB. Os locais para se ouvir rádio são os mais variados, tais como transporte público, casa,
local de trabalho, dentre outros. Borghi, da Mullen Lowe destaca que o rádio adequou-se aos tempos, colocando-se como uma das preferências dos brasileiros.
De acordo com a pesquisa realizada, a utilização da Internet sofreu um aumento de 32% nos últimos 5 anos. Como ocorre em outros meios de comunicação, a maioria dos usuários é formada por mulheres, constituindo 53% dos entrevistados. A classe AB, com presença de 51%, é a que mais navega atualmente. O tempo médio de navegação dos usuários questionados é de mais de 3 horas diárias e a faixa etária dominante vai de 12 a 19 anos. Conforme reporta
José Borghi, da Mullen Lowe, os jovens possuem maior intimidade com o meio virtual, o que influencia em suas outras formas de consumo.
Para 40% dos entrevistados, o jornal é considerado o meio mais confiável de se obter informações. As mulheres são as maiores leitoras de revista, cerca de 61% das pessoas questionadas. Já os homens, são os principais leitores de jornais, com representatividade de 52% na pesquisa. A classe social AB constitui 49% dos que optam pela leitura de revista e 59% dos que preferem jornal. Ao lerem jornais, os assuntos que despertam maior interesse são referentes aos acontecimentos locais. Na leitura de revistas, as notícias do
Brasil são as mais procuradas.
Website:
http://us.mullenlowe.com/