São Paulo--(
DINO - 26 fev, 2016) - De acordo com a pesquisa "O consumidor de mídia brasileiro", feita pelo Kantar Ibope Media através de dados obtidos do Target Index Group (TIG), as
campanhas publicitárias são vistas como inspiradoras por grande parte da população brasileira, sendo possível identificar isso através dos bordões de comerciais que foram sendo adotados pela cultura popular, como por exemplo, o famoso "Não é lá uma Brastemp" e o "Bonita camisa, Fernandinho".
Entre os entrevistados pela pesquisa, 61% consideram interessantes as campanhas publicitárias passadas na televisão e acreditam que elas geram assuntos para conversas e debates no dia a dia. O levantamento também divulgou dados sobre o perfil e o tempo médio diário que os brasileiros assistem televisão, comenta o publicitário da
Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, José Borghi.
Segundo o que foi divulgado, os brasileiros ficam, em média, quatro horas e 28 minutos assistindo televisão diariamente. Para a maioria dos homens, mais precisamente 53%, a preferência é pelos canais da TV aberta, enquanto para 51% das mulheres, o que mais lhes interessa na televisão são os canais da TV a cabo. Em relação ao nível socioeconômico, informa
José Borghi da Mullen Lowe, a audiência masculina que prefere a TV aberta é representada em 47% pela classe C. Já entre as mulheres, 57% das que disseram preferir a TV a cabo pertencem as classes A e B.
Quando o assunto é credibilidade, 40% da amostra da pesquisa afirmou considerar o jornal como o meio de comunicação mais confiável, de acordo com os dados do Target Index Group. Ao serem perguntados sobre o que pensam do jornal local, 82% disseram que confiam nas informações expostas neles, 72% afirmaram o mesmo sobre a Primeira Página de jornais de grande circulação, 47% sobre as noticias internacionais e 46% sobre o caderno esportivo.
Ainda segundo a pesquisa, destaca o publicitário da Mullen Lowe, os jornais são mais interessantes para os homens, enquanto as revistas despertam um maior interesse nas mulheres.
O levantamento também questionou aos entrevistados sobre a sua opinião sobre o rádio, chegando a conclusão de que 44% o utilizam diariamente. Para 27% dos entrevistados das regiões metropolitanas do Sul e Sudeste, o rádio é considerado como uma boa fonte de entretenimento. 88% afirmaram que o seu principal interesse no rádio é ouvir música, enquanto para 49% ele também é bom para se conferir as notícias locais. Perguntados como utilizam o rádio, 69% afirmou utilizar um rádio de pilhas, 27% o usam no carro e 18% o escutam pelo smartphone.
Já em relação ao meio de comunicação que mais cresce no país, a internet, o Target Index Group informou que o
Brasil está passando por um período de democratização no acesso à rede, tendo sido visto que apenas nos últimos cinco anos, o acesso aumentou em cerca de 32% no país. Em relação ao gênero dos usuários, comenta o CEO da Mullen Lowe, anteriormente conhecida como
Borghi Lowe, 53% dos internautas são mulheres e 47% homens.
Website:
http://us.mullenlowe.com/