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DINO - 12 mai, 2016) - É chegado o ano das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Os primeiros Jogos Olímpicos em terras tupiniquins não podem ser deixados de lado, e sua importância transcende a esfera esportiva. Muito se falou sobre o
legado deixado pela Copa do Mundo de 2014 principalmente em relação à infraestrutura. A expectativa, então, no que tange às Olimpíadas Rio 2016 é de que, na cidade-sede, sejam notadas melhorias significativas realizadas pelas obras e também no transporte urbano.
Ricardo Guimarães cita a questão dos BRTs (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus, em uma tradução livre) que terão serviço especial durante os jogos, com três vias expressas: TransOlímpica, TransOeste e TransCarioca, em anúncio feito recentemente pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Além disso, o primeiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) estará em funcionamento durante os jogos, ligando a região do Catete à Rodoviária. Além destes, a SuperVia estará com funcionamento aumentado, com horários de trens mais seguidos, ressalta Ricardo Guimarães - lembrando que os trens serão o serviço mais utilizado em dias de jogos nos estádios do Maracanã e do Engenhão; alterações nas linhas de ônibus também, logicamente, serão efetuadas.
Também anunciado pelo prefeito são dias de feriado, criados com o intuito de integrar a população da cidade nos Jogos, além de desafogar o trânsito, lembra Ricardo
Guimarães. Serão feriados os dias 5 de agosto (data da abertura), 18 de agosto (prova do triatlo) e 22 de agosto (dia do retorno da Família Olímpica). A mobilidade, especialmente neste último dia ? quando se esperam mais de 100 mil embarques no Aeroporto Internacional Tom Jobim ? estará muito afetada.
Durante a Olimpíada, haverá o Cartão de Transporte Olímpico, que custará 25 reais, e dará acesso a todos os meios de transporte disponíveis durante o dia em que foi adquirido. Além disso, haverá um esquema especial de deslocamento para os atletas e a família olímpica, que terão 260km de rotas prioritárias. Como observa Ricardo Guimarães, a questão é que, voltando a 2009, quando o Rio foi escolhido como sede das Olimpíadas, pudemos observar melhorias significativas no que tange à mobilidade urbana. A maioria dos transportes supracitados foram construídos e/ou melhorados com vista aos Jogos Olímpicos ? os BRTs, o VLT, além de um sistema viário melhorado.
Por fim, é importante ter em mente que, sim, as Olimpíadas forma um fator de melhora na infraestrutura de mobilidade da cidade do Rio de Janeiro. O que não se pode, porém, é deixar que o ímpeto das obras de melhorias pare após findados os Jogos.
Ricardo Guimarães, nesta seara, cita o exemplo do aumento das linhas de metrô, que não foi integrado a tempo para o evento; porém, as obras devem prosseguir, para que sirvam, mais do que para um evento de um mês, a quem efetivamente precisa delas no dia a dia: o cidadão fluminense.
Fonte:
G1 Website:
https://ricardoguimaraesbmg.com/