Releases 12/05/2016 - 11:46

Ricardo Guimarães explica como funciona o UberPool


(DINO - 12 mai, 2016) - O Uber, aplicativo que permite a conexão entre passageiros e motoristas para a realização de viagens, anunciou mais uma novidade no final do mês de abril. É o UberPOOL, que passará a funcionar inicialmente em São Paulo e possibilitará que um carro seja dividido por diversas pessoas que estejam seguindo na mesma direção, o que tornará as viagens mais econômicas. O empresário brasileiro Ricardo Guimarães explica alguns detalhes sobre o funcionamento dessa nova alternativa do aplicativo que faz com que o Uber tenha mais um serviço para fazer frente aos aplicativos de táxi e, segundo a empresa, irá fazer com que os passageiros sempre economizem ao escolherem o UberPOOL.

Guimarães fala que a novidade estará disponível inicialmente apenas para os veículos UberX, que contam com ar-condicionado e permitem que os pagamentos sejam feitos pelo cartão de crédito. Dessa forma, o UberBlack, que é a versão mais luxuosa e tem preços maiores na maior cidade do país, ainda não contará com a nova função. O empresário do BMG comenta que a intenção do UberPOOL é permitir que pessoas que estejam se deslocando em uma direção semelhante possam dividir o mesmo carro. Em relação ao uso em si, o passageiro precisará indicar apenas o local de onde partirá e o destino final. Após isso, o aplicativo solicitará que sejam informados quantos lugares o consumidor vai precisar, sendo que cada cliente pode pedir no máximo duas vagas e cada carro tem o limite de quatro passageiros. Depois disso, basta o consumidor selecionar a opção que permite dividir o veículo com outras pessoas e solicitar o UberPOOL. Nesse sentido, Ricardo Guimarães destaca que o próprio app será responsável por encontrar pessoas que estejam indo para um lugar que siga o mesmo trajeto e também querem dividir o carro e, consequentemente, o pagamento.

Se o UberPOOL não conseguir pessoas para dividir o carro com um passageiro, este pagará o preço de uma viagem no UberX. Ricardo Guimarães noticia que essa busca por novos passageiros pode aumentar um pouco o tempo das viagens, mas os motoristas só aguardam por um cliente por dois minutos. O presidente do banco comenta que a empresa pretende criar rotas rápidas nos lugares semelhantes para dar mais celeridade às viagens. O executivo do BMG reporta que o aplicativo indicará o valor final a ser pago para viabilizar que o passageiro tenha uma base sobre o preço da viagem se ele fizer o trajeto sozinho ou compartilhando o carro com outras pessoas, sendo que após definir o trajeto, não é possível alterá-lo. Além disso, mesmo quando a viagem é dividida por vários consumidores, é permitido que o passageiro leve malas, desde que isso não inviabilize que o veículo caiba quatro pessoas.

O preço do UberPOOL é calculado tendo como base o valor do UberX e poderá ser até 40% mais econômico que uma viagem individual, reporta Ricardo Guimarães. Na cidade de São Paulo, onde a nova função passará a funcionar primeiro, com início na sexta-feira, dia 29 de abril, o valor base do UberX é de 2 reais e o mínimo de 7 reais, sendo que são acrescentados 26 centavos por cada minuto e R$ 1,40 a cada quilômetro percorrido. Como o UberPOOL mostrará ao cliente o valor total da viagem compartilhada, esse preço não sofrerá nenhuma alteração, mesmo que no momento esteja em vigor o valor dinâmico, que torna as corridas mais caras, pois o acréscimo já será incluído no cálculo inicial. O executivo do BMG conclui reportando que o UberPOOL ainda não tem previsão para funcionar nas cidades brasileiras que são atendidas pela empresa além de São Paulo. Assim, lugares como Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre ainda terão que esperar mais algum tempo para terem a nova função do aplicativo disponível.

Fonte: Tech Tudo
Website: http://ricardoguimaraesbmg.wix.com/rguimaraes