Releases 15/04/2016 - 10:17

José Borghi, CEO da Mullen Lowe, fala sobre automação de Marketing Digital


São Paulo--(DINO - 15 abr, 2016) - Com acesso cada vez mais simples e amplo aos diversos recursos tecnológicos que surgem quase que diariamente, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a forma como as marcas chegam até eles. Destarte, José Borghi ressalta que aliar os avanços do marketing com as novas possibilidades que a tecnologia viabiliza é algo essencial para que as marcas continuem chegando até o seu público de forma efetiva.

O publicitário da Mullen Lowe destaca que, com o surgimento de novas ferramentas digitais, as pessoas se tornam cada vez mais dinâmicas na maneira como lidam com a publicidade. Contudo, ao mesmo tempo, essas mesmas ferramentas viabilizam que os anunciantes tenham como adquirir um grande número de informações sobre o comportamento dos consumidores na internet, o que permite que sejam desenvolvidas peças segmentadas, que cheguem até a pessoa certa no lugar e momento exatos. Com isso, José Borghi diz que a automação do marketing digital é um excelente recurso que as empresas têm para aprimorarem o planejamento, a execução e o gerenciamento de suas campanhas publicitárias na web.

O primeiro fator que o empresário da antiga Borghi Lowe destaca como relevante em relação à automação das peças digitais é a possibilidade de obter um grande número de métricas, embora seja fundamental saber quais as que realmente devem ser levadas em consideração. Isso ocorre porque, com a infinidade de informações que é possível colher sobre os consumidores e a maneira como eles se comportam, uma marca tem que definir previamente quais desses dados serão ponderados no momento de planejar uma campanha, pois é impossível utilizar todos ao mesmo tempo. Também é importante ficar atento para a constante mudança dessas informações, o que é viável através do acompanhamento periódico dos dados.

José Borghi ressalta que, ao automatizar a obtenção desses dados, principalmente os referentes aos investimentos e o retorno conseguido de acordo com o desempenho de uma peça em cada ambiente em que ela foi vinculada, fica bem mais fácil direcionar os investimentos futuros, tanto em relação ao público que deve ser atingido como por quais canais a comunicação será mais efetiva. O executivo da Mullen Lowe destaca que ter essas métricas também ajuda a definir qual deve ser a periodicidade do relacionamento automatizado e qual a sequência que ele deve seguir para manter coerência de acordo com o objetivo de cada campanha, começando pela primeira interação até o momento de decisão do consumidor em relação à compra.

Outro fator extremamente interessante na automação é que as marcas e os anunciantes podem focar suas estratégias em consonância com a real necessidade do cliente e naquilo que é relevante para ele. Dessa forma, além de ser possível investir em campanhas e meios de interação que são efetivos, o que diminui gastos que não trarão retorno, permite uma comunicação muito mais personalizada, já que a marca sabe o que realmente interessa ao consumidor e como ele pensa.

Para concluir, José Borghi lembra que, apesar da automação ser, de fato, muito efetiva e essencial atualmente, as marcas não devem pensar que apenas isso será o bastante. Isso porque a atuação dos bons profissionais de publicidade ainda é um grande diferencial, já que eles têm a capacidade de analisar o mercado de forma ampla e, de acordo com os seus conhecimentos e experiência, definirem quais os melhores caminhos a serem seguidos para pensar, criar e corrigir as estratégias publicitárias.

Website: http://us.mullenlowe.com/