(
DINO - 15 abr, 2016) - Seja em uma relação amorosa ou em uma relação estritamente profissional, o ser humano já nasce com o hábito natural de julgar o outro com frequência. É comum vermos pessoas apontando o dedo para defeitos alheios como forma de justificar a falta de solução para lidar com situações cotidianas. Mas o que parece ser um grande bicho de sete cabeças para as relações interpessoais pode ser resolvido de maneira simples e totalmente eficaz: sessões de coaching.
Para o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, o indivíduo não percebe que julga nas outras pessoas aqueles defeitos que partem de si mesmo. "O coaching é uma metodologia que auxilia a perceber seus principais pontos fracos e compreender as necessidades de se autopoliciar antes de apontar o dedo para o próximo", explica.
Ao primeiro sinal amarelo e antes de qualquer desavença é importante uma reflexão sobre seus próprios atos e atitudes para com o outro. Em uma relação amorosa, por exemplo, os companheiros tendem a apontar defeitos sem perceber o que também cometem de errado. "Muitos problemas entre casais podem ser resolvidos com cada parte interessada olhando para si mesma e percebendo qual ação comete para despertar determinada reação negativa em seu companheiro", diz.
Já no âmbito profissional é importante lembrar que toda a demanda produzida em conjunto tem mais chances de ser realizada com êxito. Às vezes, o "defeito" de seu companheiro de equipe é reflexo de seu mau comportamento e das demais situações compartilhadas com o grupo. "A dica é manter o foco no objetivo que você pretende atingir. Enxergue os outros colegas como parceiros na busca por essa realização. Com essa simples mudança de hábito será mais fácil olhar o outro com atenção e respeito e entender que as necessidades buscadas ali são semelhantes", finaliza o especialista.
Website:
http://www.slacoaching.com.br/