Releases 14/06/2016 - 11:57

Baixas temperaturas causam maior incidência de dores no corpo


(DINO - 14 jun, 2016) - Com as baixas temperaturas do inverno, as pessoas mudam os hábitos diários, acabam se movimentando menos desacelerando assim o metabolismo. Essa inatividade pode causar dores musculares mais agudas em algumas pessoas. Pesquisas mostram que a incidência de dores musculares aumenta em até 20% nessa época do ano.

De acordo com a coordenadora do Comitê Dor e Movimento, da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, Dra. Josimari De Santana. "O corpo humano tem alguns mecanismos para proteção de sua integridade física, entre as estratégias, o principal sinal de alerta manifesta-se pela dor."

Esse incômodo causado pelo frio é sentido com mais frequência em pacientes com mais de 60 anos, com problemas de coluna, ou recém-operados. Mas muitas vezes, pessoas que não apresentam nenhum dos fatores acima, podem sentir dores de tanto se contrair.

Existem algumas formas de driblar essas dores, como vestir-se adequadamente e movimentar-se, assim, a temperatura do corpo aumenta e as dores que o inverno causa serão evitadas.

Dra. Josimari complementa ainda que a umidade pode ter também uma parcela de culpa para a dor que sentimos no inverno. "Há indicativos de que a variação de pressão proporcionada pelo clima úmido possam ser estímulos nociceptivos (potencialmente dolorosos)."

Os avanços da tecnologia trazem alternativas no combate às dores. A novidade que surge no mercado brasileiro é o Helical. Trata-se de um pequeno disco de silicone, fabricado com nanotecnologia japonesa que promete aliviar as dores musculares.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor explica como o dispositivo funciona. "Ao ser aplicado na pele sobre os músculos que estão tensos ou doloridos, absorve as ondas eletromagnéticas geradas pelos músculos, equilibrando as atividades de relaxamento muscular [...] Ele é totalmente inerte e não possui nenhum tipo de medicamento."

Website: http://www.helicaldobrasil.com.br/