(
DINO - 23 out, 2015) - Nenhum profissional está imune a erros. Uma mente brilhante, bom desempenho, criatividade, nada disso é sinônimo de garantia de uma trajetória perfeita. Diariamente, até o mais gabaritado dos executivos comete deslizes no trabalho. Para o especialista em comportamento e gestão de pessoas, Sulivan França, é nessas falhas que o profissional pode encontrar motivação e oportunidades para o crescimento.
"Pode parecer clichê, mas os erros são a melhor e mais eficiente forma de aprendizado. Por conta disso, é preciso encará-los e assumi-los. A aceitação da falha permite o amadurecimento e o crescimento profissional", diz França. "As empresas valorizam aqueles colaboradores que sabem reconhecer um equívoco e que se empenham em não repeti-lo".
Mas como esses erros acontecem? Segundo o especialista comportamental, e Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), muitos dos equívocos mais comuns têm motivações profundas. "Algumas pessoas trazem características pessoais altamente prejudiciais para a carreira. Subestimar os outros, por exemplo, é ruim nas duas esferas, mas no mercado de trabalho é devastador", alerta.
França destaca ainda que são justamente esses pequenos e frequentes erros que podem se tornar um problema sério quando não gerenciados adequadamente. "Por menores que sejam, eles vão se somando ao perfil de um profissional e é importante lidar com isso de forma estratégica. Erros podem contribuir negativa ou positivamente numa carreira. Tudo vai depender da forma como forem trabalhados", explica o coach.
Website:
http://www.slacoaching.com.br