São Paulo, 22 de junho de 2017--(
DINO - 22 jun, 2017) - José Roberto Pacheco, vice-presidente do Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e diretor de RI da Odontoprev, durante o painel "Carreira em RI: Desafios e Oportunidades em novo ciclo econômico", no 19º Encontro Internacional de RI e Mercado de Capitais, na FECOMERCIO, em São Paulo (SP), salientou: "Temos um consenso do papel estratégico do profissional de RI". O evento é promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) em parceria com a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas).
Pacheco moderou o painel e destacou que, nos Estados Unidos, o RI tem status reconhecido há décadas, diferentemente do que ocorre no Brasil, onde a profissão ainda é recente. Na opinião de Marcelo Audi, sócio da Cardinal Partners, as principais deficiências nas integrações das áreas de RI das empresas são a falta de informações sobre a estratégia da companhia e o equívoco de fazer o RI vender a empresa para o mercado em detrimento de ter um papel de interlocução.
"Precisa ter comunicação eficiente e isso se aprimora com treinamento", explica. Outro ponto citado por Audi é a dificuldade dos empresários entenderem que o RI é um captador de novas ideias para a companhia. José Rogério Luiz, conselheiro independente do Grupo Fleury Medicina e Saúde, Aché Laboratórios e sócio da ITU Partners, salientou sua visão de que a função de RI é uma das mais interessantes, uma vez que pode conhecer todas as áreas da empresa, além de ter a possibilidade de influenciar na estratégia da empresa.
"O RI deveria participar das reuniões do Conselho de Administração e poder informar os conselheiros o que está acontecendo no mercado", apontou. Para Luiz Gustavo Mariano, sócio da Flow Executive Finders, os profissionais de Relações com Investidores devem entender seu papel dentro da companhia, inclusive para contribuir na estratégia corporativa. Ele acredita que ainda há espaço de crescimento na carreira de RI. Para os próximos anos, com a retomada econômica, Mariano afirma que o mercado de Relações Investidores estará aquecido para contratações.
De acordo com Mariano, as características requisitadas dos RI"s são: pessoa que pensa no longo prazo; inteligente cognitivamente; que tenha inteligência emocional; e capacidade de se comunicar tanto dentro como fora da companhia. "Existem profissionais que reúnem todas essas características", concluiu. O 19º Encontro Internacional de RI acontece, nos dias 21 e 22 de junho de 2017, na FECOMERCIO, em São Paulo (SP).
Mais informações:
http://www.encontroderi.com.br/19/index.htm O evento é patrocinado pelas seguintes empresas: B3 - Brasil, Bolsa, Balcão; Banco do Brasil; Bloomberg; BNY Mellon; BMA ? Barbosa Müssnich Aragão; Bradesco; Datev; Deloitte; Diligent; Donnelley; Greenberg Traurig; Itaú Unibanco; MZ Group; Oliveira Trust; Petrobras; Sabesp; S&P Global; Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados; TheMediaGroup; Thomson Reuters e Valor Econômico.
Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)
www.ibri.com.brDigital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili / Jennifer Almeida / Patrícia Benvenuti / Letícia Silvi / Rafael V. Pereira
Fones (11) 5081-6064 / (11) 5572-4563
+ 55 (11) 9 9123-5962
rodney@digitalassessoria.com.brWebsite:
http://www.encontroderi.com.br/19/index.htm