São Paulo--(
DINO - 27 abr, 2016) - As constantes inovações tecnológicas têm influenciado diretamente a maneira como diversos segmentos desenvolvem suas atividades e os profissionais realizam seus trabalhos. E isso acontece de forma ainda mais significativa na
publicidade, já que esse setor está inteiramente ligado à tecnologia e usa suas inúmeras ferramentas para alavancar suas atividades.
Com isso, os profissionais dessa área têm que se adaptar aos avanços do mundo digital para não perderem espaço para as máquinas, que permitem cada vez mais a automação de diversas tarefas.
Já faz muito tempo que a discussão sobre a substituição do trabalho humano pela tecnologia faz parte do cotidiano de muitos profissionais, principalmente daqueles que trabalham no meio digital. E, de fato, a tecnologia tem possibilitado que diversas atividades sejam automatizadas, passando a necessitar cada vez menos da contribuição de pessoas. Entretanto,
José Borghi destaca que na publicidade, principalmente a digital, esse processo se dá de uma maneira especialmente diferente, já que os profissionais não são necessariamente substituídos, mas têm de passar por adaptações.
O publicitário da
Mullen Lowe lembra que essa mudança está relacionada ao perfil dessas pessoas enquanto profissionais, pois ao invés de ficarem fazendo tarefas repetidas, elas têm que aprender a trabalhar muito mais com análise. Ou seja, as atividades rotineiras passam por um processo de automação e o trabalho humano fica focado na avaliação do que é feito e na mensuração dos resultados, algo que tem se tornado crucial, principalmente no meio publicitário digital, que lida cada vez mais com mídia programática.
Destarte, em tempos atuais, diferentemente do que acontecia antigamente, em uma agência publicitária há espaço para engenheiros e matemáticos, por exemplo. Isso porque esses profissionais são fundamentais para trabalhar na análise de métricas e no acompanhamento de relatórios, atividades essenciais no mundo digital. Entretanto, não é necessário que as agências contratem pessoas novas, talvez a melhor saída seja aperfeiçoar e ampliar os conhecimentos dos profissionais que já estão inseridos no setor, comenta o empresário da antiga
Borghi Lowe, atual Mullen Lowe.
Nesse sentido, ganham espaço as pessoas que têm a capacidade de deixar para trás o ideal de que existem aqueles da área de humanas e aqueles de exatas e consigam unir conhecimentos dos dois campos. Dessa maneira, surgem profissionais capazes de atuar em setores que exijam conhecimentos múltiplos. Assim, José Borghi destaca que, especialmente na publicidade, é fundamental que os profissionais compreendam que é necessário ser capaz de ter conhecimento sobre os mais variados assuntos. O executivo da Mullen Lowe comenta que isso favorece pessoas com perfis multidisciplinares e incentiva os profissionais a estarem sempre em busca de novos conhecimentos para se manterem atualizados. Nesse sentido, a enorme gama de oportunidades de estudo que a própria internet oferta não permite desculpas.
Para concluir, o publicitário da Mullen Lowe ressalta que os anunciantes estão cada vez mais buscando alternativas publicitárias que sejam mensuráveis, o que vem alterando rapidamente a maneira como as pessoas e as agências lidam com o
marketing. E é exatamente nesse sentido que a demanda por profissionais com conhecimentos amplos e capazes de desenvolver diversas tarefas aumenta. Isso porque as empresas buscam desenvolver suas atividades com extrema eficiência com equipes pequenas, o que só é possível graças a pessoas dinâmicas. Assim, a exigência pela capacidade criativa aumenta na mesma proporção que os trabalhos operacionais passam a ser realizados pelas máquinas através da automação.
Website:
http://us.mullenlowe.com/