Releases 19/11/2014 - 18:59

Arcebispo de São Paulo defende a redução de diferenças sociais durante Almoço-Debate LIDE













SÃO PAULO, 19 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- Em sua palestra "A força da fé para mobilizar pelas grandes causas do País", o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, um dos principais nomes da Igreja Católica do Brasil e mundial, discorreu sobre temas que permeiam os desafios enfrentados pela sociedade moderna e o papel da Igreja Católica no Almoço-Debate, promovido hoje pelo LIDE ? Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, com a presença de 307 empresários. Segundo o cardeal, empresários e políticos são fundamentais nas questões relativas à miséria, justiça, solidariedade, paz e ética. "O empresariado e a classe política têm um papel decisivo para um maior engajamento e para a fraternidade entre os povos", afirmou.


De acordo com o arcebispo, a Igreja enfrenta os momentos difíceis e as crises, sem abdicar de sua missão. Para ele, a força e a violência suscitam o ódio; enquanto a justiça e a fraternidade, juntas, são a base sólida para a paz. "A corrupção e o crime organizado ferem profundamente a fraternidade ? exploram povos miseráveis e derramam sangue inocente. O oxigênio da fraternidade é o engajamento para a criação de uma nova mentalidade", defendeu.


Abordando a função social da propriedade, o arcebispo afirmou que é necessário ouvir o clamor dos pobres e que os povos mais favorecidos renunciem em favor destes. Sobre os programas sociais, como o Bolsa Família, o arcebispo salientou que, embora necessários, não podem favorecer um sistema de dependência.


Indagado se haveria perdão "em confissão" para aqueles que teriam roubado R$ 70 bilhões da Petrobras, Dom Odilo ressaltou que "havendo arrependimento e reparação da dívida, pode haver perdão".


Sobre as eleições presidenciais, Dom Odilo disse que o resultado mostrou um Brasil em mudança e que isso não pode ser ignorado por quem está no poder. "Continuemos a crer e a respeitar as instituições e, efetivamente, a fazer as mudanças necessárias. Mas para isso é preciso que a sociedade se mobilize".


Assuntos como aborto e homossexualidade também foram abordados. "Não há o que flexibilizar por parte da Igreja com relação ao aborto e à união homoafetiva. O aborto é a supressão da vida. Quanto à homossexualidade, a Igreja Católica entende que a natureza não errou ao fazer dois sexos e é sábio quem respeita o feito dela. Porém, apesar de enfática, a Igreja tem um novo olhar para estas questões de forma caridosa, respeitosa, acolhendo e orientando".


O evento contou com a chancela de importantes marcas: AMIL, EMS, GOCIL, GRUPO COMOLATTI, MAPFRE e MUNDO VERDE foram os co patrocinadores. Entraram como fornecedores oficiais CDN COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, ECCAPLAN, DE LONGHI, GRUPO COMPANHIA e MISTRAL VINCI. PR NEWSWIRE e RÁDIO JOVEM PAN foram os mídia partners.


Mais informações: CDN - Comunicação Corporativa: http://www.cdn.com.brErica Valério ? erica.valerio@cdn.com.br (11 3643.2710)








FONTE LIDE