Brasília - DF--(
DINO - 10 nov, 2016) - Existe uma falsa ideia de que o Marketing Jurídico é proibido pelo Código de Ética da OAB e isso acontece pelo número excessivo de artigos com previsões das mais diversas que limitam e restringem a divulgação dos serviços jurídicos. Justamente, por esse motivo, a vida profissional do advogado fica restrita à atuação intelectual e muitas vezes, o mesmo não possui a oportunidade de conhecer os diversos outros setores que envolvem a carreira e um escritório de advocacia, como por exemplo, o Financeiro, Administrativo, Recursos Humanos e até o Marketing, que estão presentes em qualquer empresa.
O mercado, o cliente e a sociedade mudou e segundo a Dra. Rebeca Novaes Aguiar, "os escritórios de advocacia precisam começar a pensar como grandes empresas e o advogado, como um grande empresário". Segundo a advogada , "É preciso enxergar a atividade jurídica como um produto que, como qualquer outro, precisa ser divulgado".
Para iniciar o seu Planejamento de Marketing você não precisa desembolsar uma grande quantia em dinheiro e nem fazer um grande investimento em uma equipe especializada. Elaborar um planejamento de marketing nada mais é do que elaborar uma lista de estratégias compatíveis com a personalidade do escritório ou do advogado e colocá-las em prática após definir o seu público-alvo.
Para dar certo é necessário continuidade, motivação e entender que o processo é demorado e que o retorno nem sempre é imediato. Pode levar um tempo até o seu planejamento começar a te dar visibilidade. O que você precisa entender aqui é que, quando falamos que o advogado precisa pensar como empresário e o escritório de advocacia como empresa, é que você também precisa seguir alguns hábitos do empresário, como por exemplo, ter capital de giro quando decidir abrir um escritório. Toda empresa precisa de um tempo para se estabelecer no mercado. Com os escritórios de advocacia não é diferente.
Veja algumas dicas que a advogada dá para quem está começando:
1. Tenha sempre na carteira o seu Cartão de Visita. Quando tiver a oportunidade entregue-o para um possível cliente. A regra do bom senso é importante: não saia entregando cartão de visita para todo mundo que encontrar na rua. Essa atitude demonstra insegurança e desespero. Espere o colega pedir ou surgir uma oportunidade adequada. Se você estiver nos lugares certos, isso vai acontecer naturalmente. E essa é nossa segunda dica.
2. Esteja nos lugares certos. Frequente as Reuniões de condomínio, festas corporativas, eventos de sindicatos, reuniões de networking e outras que você vislumbrar a possibilidade de conquistar clientes.
3. Promova reuniões de networking com amigos de outros setores e até mesmo áreas jurídicas diversas.
4. Faça parcerias com advogados que tenham o seu público-alvo bem definido e que não seja o mesmo que você.
5. Ministre cursos e palestras gratuitas para alunos do curso de direito com certificado de horas complementares. Estabeleça um vínculo com essas pessoas para que se tornem seus parceiros.
6. Faça um blog e publique textos. Escolha temas que estão em alta e direcionados para o seu público-alvo. Se preferir, crie um canal no YouTube e grave vídeos. Para fazer com que sua publicação chegue até o leitor, mantenha um contato virtual com seu público. Tenha e-mail, telefone ou redes sociais, assim, você conseguirá enviar o link para eles.
7. Crie um site e instale nele programas de SEO e Google adsense e analytics. Essa atitude vai facilitar que você seja encontrado nas buscas realizadas pelo Google e o comportamento do seu público.
8. Crie redes sociais direcionadas para o seu público e publique com frequência assuntos de interesse deles. Valorize textos e imagens com o intuito meramente explicativo. Assim, caso o cliente se interesse por aquele assunto, ele irá te procurar.
Com essas dicas você conseguirá se destacar no mercado e os clientes vão surgindo. Depois que o cliente aparecer, é hora de mantê-lo. Como? Ouvindo-o, agradando-o, mandando mensagens constantes a respeito do seu processo e mensagens ou e-mails em datas comemorativas. Assim, esse cliente lhe trará outros clientes e essa ainda é a melhor forma de publicidade para o advogado: o boca a boca.
Website:
http://www.rarcadvogados.com.br