São Paulo, SP--(
DINO - 01 abr, 2016) - Ao completar 25 anos de atividades, em 2015, a Fundação Abrinq tem muito a comemorar. Mais de 8 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados por 54 programas e projetos. A organização esteve presente em 1.902 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. No espaço virtual, conquistou 825.808 defensores da causa nas redes sociais. Esses são alguns indicadores do Relatório Anual 2015 da Fundação Abrinq .
Os números demonstrados comprovam a importância da Fundação ao longo de sua trajetória, promovendo a defesa dos direitos e o exercício da cidadania da criança e do adolescente no país. A publicação ressalta as principais ações da organização desde sua inauguração e apresenta os resultados relevantes referentes ao ano passado. Avalia as estratégias, os resultados e o início do planejamento do próximo período de cinco anos ? 2016 a 2020.
Por meio de ação integral e estruturante, em 2016, o foco será a atuação na Primeira Infância, 0 a 6 anos, com olhos voltados para os desafios da educação, sobrevivência, segurança alimentar e proteção contra as violações de direitos das crianças na primeira fase de sua vida.
"Temos no panorama atual desafios grandiosos, como aumentar o número de vagas em creches, melhorar a alimentação das crianças, reduzir óbitos de bebês por causas evitáveis e, bandeiras históricas como a retirada de crianças da situação de trabalho infantil. Nas páginas desse anuário, mostramos um pouco do nosso trabalho anual nos eixos de atuação: Proteção, Educação e Saúde. Com a soma de esforços entre parceiros, de diversos segmentos, estamos contribuindo para transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade social. Estamos orgulhosos de juntos termos a força para mudar o presente e contribuir para um futuro mais digno", afirma Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq.
A publicação com o balanço de 2015 traz resultados positivos e a evolução de projetos e programas que a organização promove, apoiada por parceiros. As iniciativas se destacam, principalmente, pela conscientização e sensibilização, pela incidência política e pela mobilização - e que ganham a prática por meio do fomento à articulação com o poder público e com organizações sociais, com o apoio também da iniciativa privada.
Nesses 25 anos, que coincide com os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Fundação Abrinq percorreu uma trajetória responsável de disseminação de práticas que contribuem para a construção de uma sociedade cada vez mais justa, em que a dignidade humana seja possível para todos.
O lançamento do Relatório Anual 2015, que brinda os 25 anos da organização, será realizado em um evento comemorativo, no dia 16/04, em uma das organizações que fazem parte da Rede Nossas Crianças (que, atualmente, é formada por 174 organizações sociais que são ou foram conveniadas ao Programa Nossas Crianças): o Circo Escola Bom Jesus, Rua Aquianés, 13, travessa da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, Vila Butantã, São Paulo.
Principais números e dados do Relatório Anual 2015 da Fundação Abrinq:
Resultados 2015
- 8.432.902 de crianças e adolescentes beneficiados em 25 anos
- 268.743 crianças beneficiadas no ano
- 19 projetos no ano
- 825.808 defensores da causa nas redes sociais
- Presente em 1.902 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal
- 1.541 reportagens na imprensa
- 1.992 veiculações de anúncios na mídia
25 anos de atuação em números
- 8,4 milhões de crianças e adolescentes beneficiados
- 54 programas criados
- 208 organizações sociais e conveniadas integrantes da Rede Nossas Crianças
Estratégias
- Estímulo e pressão para a implementação de ações públicas
- Fortalecimento de organizações não-governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos
- Estímulo à responsabilidade social diante dos direitos das crianças e dos adolescentes
- Articulação política e social na construção e na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes
- Conhecimento da realidade brasileira quanto aos direitos das crianças e dos adolescentes
Posicionamento
Defende...
- A educação inclusiva, com garantia de acesso e qualidade em todas as etapas de educação básica (Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio)
- A promoção de vidas saudáveis de crianças e adolescentes
- A proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
É contrária...
- À redução da maioridade penal.
- À redução da idade para o trabalho.
- Ao trabalho infantil em todas as suas formas.
- A toda e qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes.
- A qualquer medida ou legislação que venha reduzir os direitos das crianças e dos adolescentes, já assegurados pelos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e por acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.
Eixos de atuação da Fundação Abrinq:
- Educação
- Saúde
- Proteção
Destaques 2015
- Lançamento da 2ª edição do Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente - 20 anos do Programa Empresa Amiga da Criança
- Relançamento do Observatório da Criança e do Adolescente
- Lançamento da Campanha Você com o Poder de Transformar
- Dia de Brincar com a Fundação Abrinq
- Assinatura do Acordo Contra o Trabalho Infantil
Website:
http://www.fundabrinq.org.br