Rio de Janeiro, RJ--(
DINO - 21 jun, 2017) - Os e-books, ou livros digitais, estão ganhando cada vez mais força como instrumento de comunicação. Isso se deve principalmente ao boom de aparelhos como smartphones, tablets e e-readers, e este mercado só tende a crescer. Este é o momento ideal para incluir a produção de e-books como parte da estratégia de inbound marketing de sua empresa.
Segundo pesquisa divulgada no site Statista, é esperado que o consumo de e-books aumente para 25% do total da venda de livros. O consumidor atual está consumindo cada vez mais conteúdo. Estamos no momento ideal para apostar na produção de e-books como estratégia de marketing.
Mas você sabe o motivo para eles estarem fazendo tanto sucesso? Neste artigo listamos 10 razões para a sua empresa começar a criar e-books!
1-Gerar leads
Para uma empresa decolar, é preciso gerar leads, ou seja, captar clientes em potencial para que, futuramente, possam se tornar clientes efetivos. E os e-books são uma ótima maneira de conseguir leads segmentados, afinal, com eles é possível oferecer um conteúdo exclusivo e aprofundado em troca do e-mail de um prospect para, assim, iniciar o relacionamento.
2-Aumentar o engajamento e a interação com o cliente
Vamos supor que você publique um e-book, um possível consumidor se interesse e dê o endereço de e-mail dele para sua empresa em troca de tal conteúdo. Ele lê o e-book, gosta e fica com vontade de saber mais. A partir de então, passa a acompanhar e interagir com sua marca até o momento de realizar a compra e se tornar um cliente real. Acredite, isso é possível! Conteúdos ricos são a porta de entrada para um relacionamento duradouro com possíveis consumidores.
3-Trazer credibilidade para a empresa
Quando você produz um e-book relevante sobre o seu nicho de mercado, isso aumenta a chance de que sua empresa seja vista com mais credibilidade, afinal, é preciso entender realmente do assunto para escrever um livro sobre ele. Assim, a cada conteúdo consumido e compartilhado ajuda na construção de uma reputação online, e pouco a pouco a marca vai se tornando mais relevante.
4-Ter um excelente custo-benefício
Para produzir um e-book não é preciso gastar muito. Existem ferramentas baratas, ou até mesmo gratuitas, para formatar e distribuir o e-book na rede. O custo mais alto é o de mão-de-obra qualificada e, mesmo assim, o custo-benefício dessa expertise é excelente. Existem empresas que oferecem este tipo de serviço por um valor acessível, um exemplo é a Chili Inbound.
5-Variedade da mídia: o céu é o limite
Nem todo assunto cabe em um post de blog, ou em uma foto publicada nas mídias sociais. Em alguns momentos é necessário se aprofundar um pouco mais, fazer uso de conteúdo interativo, utilizar recursos audiovisuais, colocar mil links e referências para explicar algum conceito? tudo isso cabe perfeitamente em um e-book. Portanto, se sua empresa tem muito a dizer, esta é uma estratégia que não pode faltar!
6- Gerar demandas que antes não existiam
Pode ser que seu futuro cliente ainda não saiba que pre-ci-sa adquirir seu produto ou serviço. Porém, ao escrever e compartilhar com ele um e-book que vai ser relevante e trazer informações que lhe poderão ser úteis, pode ser que isso gere nele o desejo ou a necessidade de se tornar consumidor da marca futuramente. Ou seja, é possível inserir o cliente no funil de vendas por meio do conteúdo de um livro digital. Ou, caso ele já esteja no topo do funil, um conteúdo rico como um e-book é uma boa maneira de tentar fazer com que ele passe para o meio ou o fundo do funil.
7- É uma ótima maneira de se aprofundar em certos temas
Pode ser que existam temáticas relacionadas ao seu negócio que sejam específicas ou técnicas demais para uma pessoa totalmente leiga, ou que não se mostre especialmente engajada com o produto ou serviço que sua empresa oferece. Este tipo de temática talvez não seja interessante de se abordar em um blog, mas cabe perfeitamente em um e-book. Outra estratégia interessante é fazer uma postagem bem ampla, sem muitos detalhes técnicos, e aprofundar os assuntos num e-book distribuído somente para aqueles que, de fato, estejam interessados. Esta é uma ótima estratégia de garantir leads realmente qualificados.
8- Solidificar o nome da empresa como formadora de opinião
No momento em que sua empresa começa a produzir conteúdo relevante e é reconhecida por isso, este conteúdo reverbera e atinge mais e mais prospects, é natural que, aos poucos, a empresa comece a ser vista no mercado como uma autoridade no assunto. Assim, sua empresa se torna referência quando o cliente precisar procurar mais informações. Isso é parte do caminho para que ele se torne, de fato, um consumidor pagante quando estiver pronto para passar a esta etapa do funil.
9- Aumentar o engajamento e compartilhamento
E-books e outros conteúdos relevantes são fáceis de se compartilhar, indicar e comentar nas redes. Para além de levar o conteúdo de sua empresa para mais e mais pessoas, outra vantagem disso é que a marca acaba melhorando o rankeamento no Google, o que traz ainda mais visibilidade e engajamento, e assim continua o ciclo.
10 ? Praticidade
Um e-book pode ser consumido em qualquer smartphone ou tablet, em leitores digitais como o Kindle ou Kobo, no notebook, no desktop... eles não ocupam espaço físico e, dependendo da extensão e complexidade, também não ocupam muito espaço na máquina do cliente. É cômodo e confortável consumir este tipo de conteúdo, sobretudo se você apostar num layout clean e fácil de ler. Aliás, fica a dica: a linguagem e o design do e-book devem ser adequados ao seu público-alvo, caso contrário, o cliente perderá o interesse em consumir seu e-book.
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www.chiliinbound.com.brEscrito por Fabiola Paschoal
Website:
https://chiliinbound.com.br