Sorocaba, SP.--(
DINO - 16 out, 2015) - A adubação verde na fruticultura é uma oportunidade de aliar economia com ganho de produtividade e redução de custos à preservação dos recursos naturais. O uso da adubação verde permite, de uma forma eficiente, produzir biomassa, nitrogênio, estruturar o solo, reciclar os nutrientes e reduzir pragas como: doenças, nematoides e ervas daninhas.
"Para a fruticultura tropical, quanto para a temperada, a recomendação é a escolha pelas leguminosas baixas, não trepadoras e que não tenham associação com pragas, doenças e nematoides da cultura principal", destaca o engenheiro agrônomo e diretor comercial da Sementes Piraí, José A. Donizeti Carlos. Ele indica as espécies abaixo como os principais adubos verdes utilizados para o plantio de verão, entre outubro e novembro, com o manejo da biomassa em março/abril:
? Crotalária-breviflora
? Feijão-de-porco
? Mucuna-anã
Como adubos verdes de inverno, com plantio em abril/maio e manejo de biomassa em julho/agosto, segue a orientação:
? Aveia-preta
? Nabo-forrageiro
? Tremoço-branco
Manejo
O consórcio dos adubos verdes nas entrelinhas das fruteiras pode ser realizado durante o ano todo, sem atrapalhar os tratos culturais ou mesmo a colheita. Os adubos verdes podem ser de verão ou de inverno e devem estar de acordo com o regime hídrico local para não competirem durante os períodos de estiagem; logo, o desenvolvimento se dá nos períodos úmidos e na seca, evitam as perdas de água, formando a cobertura morta.
Os adubos verdes ideais para o consórcio não podem ser trepadores, devem ter porte baixo e não ter associação com pragas, doenças e nematoides comuns à cultura. O melhor manejo da biomassa dos adubos verdes é depositar as plantas de forma integral sobre a superfície do solo com a roçadora, o rolo-faca ou simplesmente "acamados".
Vantagens da adubação verde
Dentre as vantagens na fruticultura, destacam-se:
? Ganho da produtividade;
? Economia de insumos na produção;
? Melhoria da qualidade dos frutos;
? Preservação do solo nos seus atributos físicos, químicos e biológicos.
Sementes Piraí
O constante aperfeiçoamento de seus processos, da pesquisa à venda, faz da Sementes Piraí referência no mercado da adubação verde no Brasil.
Há mais de 40 anos, a empresa se posiciona estrategicamente em onze culturas, explicitando os benefícios da adubação verde aos produtores, mostrando que é possível produzir com economia de gastos, gerar rentabilidade e estar em harmonia com o meio ambiente.
No caso da fruticultura, os produtores contam com um canal exclusivo de informação no site da Sementes Piraí, além da possibilidade de solicitar orçamento para a compra de sementes para adubação verde. É a tecnologia aliada ao campo, auxiliando a projetar os novos rumos da produção frutífera do país.
Redação Join Agro
__________________________________________________________
Saiba mais:
Sementes Piraí:
http://www.pirai.com.br/texto-a50-frutas.htmlGrupo Join Marketing:
http://grupojoinmarketing.com.br/Website:
http://www.pirai.com.br/texto-a50-frutas.html