Releases 08/05/2015 - 17:10

Os tempos mudaram e o marketing mudou. Entenda o que é o Marketing Digital e como ele pode beneficiar sua empresa.


(DINO - 08 mai, 2015) - Junto ao surgimento e a popularização do acesso à internet nasceu também um novo tipo de consumidor, mais ativo, exigente e consciente do seu papel nas decisões de compra. E diante desse novo consumidor as empresas se viram obrigadas a se reinventar e transformar suas formas de fazer marketing. Mais do que nunca, é preciso estar onde o público está, e é justamente por isso que ter uma presença digital consistente não é mais uma opção e sim uma necessidade para as empresas que desejam sobreviver no mercado atual.

Dentro deste cenário surge o marketing digital, um conjunto de estratégias e ações de marketing voltadas para o ambiente digital, que têm por objetivo dar a uma empresa visibilidade e credibilidade neste meio, colaborando para a construção de um relacionamento frutífero entre a empresa e o público. E claro, contribuindo diretamente para o aumento nas vendas, negócios e solidificação da marca.

Como funciona o marketing digital?

Para entender como o marketing digital funciona na prática é preciso compreender quais são as principais estratégias e ações que envolvem essa nova forma de fazer marketing. Entre as mais conhecidas estão o inbound marketing, ou marketing de entrada; o marketing de conteúdo, com a produção de materiais relevantes para sites, blogs e redes sociais; as técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca); a publicidade online e o investimento em links patrocinados e, claro, o e-mail marketing.

Inbound Marketing

Mais do que uma simples ação, o Inbound Marketing é uma premissa do marketing digital que dá certo. Diferente do marketing tradicional, que tinha como foco o alcance massivo com campanhas veiculadas nas mídias tradicionais (rádio, TV, impressos), a proposta do Inbound Marketing é atrair o interesse e ganhar a atenção dos clientes em potencial de uma empresa de maneira totalmente orgânica e espontânea, através da oferta de conteúdos relevantes para um público alvo segmentado nos diversos canais digitais.

Marketing de Conteúdo

Braço do Inbound, o Marketing de Conteúdo tem como foco a produção de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma empresa. Este conteúdo é veiculado essencialmente em sites, blogs e redes sociais, e contribui diretamente para a atração orgânica de clientes em potencial, ganho de visibilidade e construção de autoridade de uma marca no ambiente digital.

SEO

O SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para os Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento do site e blog de uma empresa no ranking dos buscadores como o Google, por exemplo. A veiculação de conteúdo relevante, o trabalho estratégico com palavras-chave tanto no conteúdo quanto na arquitetura de programação do site e blog da empresa são algumas das principais técnicas que compõem o SEO.

Publicidade Online

Os anúncios pagos na rede, através de ferramentas como o Google Adwords, por exemplo, são também muito importantes em um bom plano de marketing digital. Baseados no sistema Pay per Click (você paga por cada clique em seu anúncio) este tipo de publicidade é veiculada em local nobre na página dos buscadores e pode ser totalmente segmentada para o público pretendido. Algumas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, também possuem ferramentas muito eficientes para publicidade online.

E-mail Marketing

Enquanto canal para contato direto com o público de uma empresa, o e-mail marketing, quando utilizado de forma correta, é também essencial em marketing digital. Aqui, algumas dicas importantes: atraia novos leads (aqueles entram espontaneamente para sua base de contatos ao fornecer seu e-mail para baixar um conteúdo ou ao assinar sua newsletter, por exemplo) com conteúdo relevante e trabalhe para a construção de listas totalmente Opt In (quando a pessoa fornece e autoriza o recebimento de mensagens). Ter um mailing saudável é fundamental para o retorno das campanhas de e-mail marketing.

Vantagens do marketing digital

A primeira vantagem do marketing digital, quando comparado ao marketing tradicional, é o fato de que suas ações podem ser completamente mensuradas. Com o apoio das ferramentas como o Google Analitycs, por exemplo, é possível acompanhar tudo o que acontece dentro do seu site e blog, identificar a origem do seu tráfego (anúncios na rede, e-mail marketing, posts nas redes sociais), entender quais são as páginas mais relevantes do seu site, acompanhar como os visitantes interagem com seus conteúdos, etc. Esse acompanhamento possibilita que você otimize suas campanhas e obtenha resultados ainda melhores.

Além disso, o marketing digital permite uma abordagem mais certeira já que você prepara conteúdos e campanhas voltadas para os interesses do público pretendido. Isso faz com que seus resultados sejam mais expressivos e que você tenha um maior retorno sobre o investimento se comparado ao marketing tradicional, onde as campanhas eram direcionadas aleatoriamente, visando alcançar as massas.

A possibilidade de interação no ambiente digital é outra vantagem do marketing digital. Ao contrário do marketing tradicional, que é unilateral, no ambiente online o público consegue interagir com a sua empresa e isso faz com que o relacionamento entre vocês seja ainda mais frutífero. Este contato te ajuda a conhecer os interesses do seu público e a entender o que ele espera dos seus produtos ou serviços.

Pronto para começar a investir em marketing digital? Conte conosco e compartilhe qualquer dúvida!

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