(
DINO - 15 set, 2015) - A atual situação econômica brasileira tem deixado muitos trabalhadores preocupados com o fantasma do desemprego, fazendo que busquem alternativas, como empreender digitalmente. Foi assim que, Bruno Nogueira Pinheiro, especialista em Marketing Digital, viu uma nova oportunidade de ganhar dinheiro, por meio da comercialização de arquivos digitais, tornando-se um produtor de informações ou infoprodutor.
Os infoprodutos podem ser, cursos online, e-book, vídeo, podcast, áudio livro, música, programa de computador, ou derivados, e têm como matéria prima o conhecimento técnico do especialista para determinado segmento. No caso de Pinheiro, os produtos comercializados são cursos para a pessoa se tornar um empreendedor digital de sucesso. "É uma startup moderna, digital, que oferece cursos, treinamentos, sistemas e congressos para quem, quer desbravar o império online", relata.
Desta forma, o empreendedor tem conseguido impactar milhares de pessoas com seus produtos, seja por meio de vendas diretas online ou por afiliados, que divulgam os produtos em troca de uma comissão, que pode chegar a 50%. "Trata-se de um mercado relativamente novo, que está se tornando milionário", explica Pinheiro.
De olho neste mercado, empresas já estão criando plataformas online com o objetivo de alavancar as vendas dos infoprodutos, como é o caso do Hotmart, empresa do Grupo Buscapé, onde o usuário pode participar sendo um vendedor (infoprodutor) ou afiliado.
Para o empreendedor, que antes trabalhava como gerente de marketing e ganhava cerca de R$ 10 mil, o segredo para obter sucesso é o processo de vendas online, encontrando nichos que podem ter interesse pelos produtos. Assim, com menos de dois anos, já caminha para um faturamento médio de R$ 1 milhão, impactando mais de 300 mil pessoas.
Qualidade de vida
Casado e com uma filha recém-nascida, Pinheiro não possuiu endereço fixo e se considera um nômade digital, por ter visitado mais de 35 países, participando de congressos de empreendedorismo online, depois que decidiu abandonar o terno, horário fixo, registro em carteira e o salário, que não o satisfazia mais.
Hoje ele faz parte da geração de empreendedores digitais, que investe na internet e vem conquistando resultados positivos nos negócios. "É essa experiência que repasso para profissionais que queiram migrar do mundo offline para o mundo online. Minha missão é despertar empreendedores comprometidos com o sonho de liberdade, de trabalhar na sua paixão e conquistar sua independência financeira", explica.
Todos os dias, ele recebe centenas de e-mails de pessoas com o sonho de empreender online, ter mais tempo para sua família e conquistar independência financeira e esse desejo vem ganhando forças todos os dias.
"O Brasil está se tornando uma potência mundial no mercado de infoprodutos e marketing de afiliados", diz Bruno, que esteve num congresso em San Diego no início de março e ficou assustado com a quantidade de brasileiros presentes e atenção dispensada a eles, num evento com mais de 3.000 pessoas.
Após alguns dias em Marrocos, Bruno volta ao Brasil para ficar um mês, e pretende controlar sua empresa e funcionários do seu computador, sem ter visto presencialmente nenhum dos integrantes. Seu sócio há mais de 6 meses, ele também conheceu neste evento em San Diego.