São Paulo--(
DINO - 03 mai, 2016) - É cada vez maior o número de marcas que investem no e-commerce para modernizar o seu negócio e atrair novos clientes, pois é nítida a vantagem que as empresas que se expandem para o comércio eletrônico conseguem sobre aquelas que ainda insistem em se manterem exclusivamente em espaços físicos.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), informa José Borghi, publicitário da Mullen Lowe Brasil, o setor de comércio eletrônico se expandiu em cerca de 22% no ano de 2015 em relação ao ano anterior, alcançando um faturamento de R$ 48,2 bilhões. Mesmo em tempos de crise, as estimativas são de que em 2016 o segmento cresça 18% e fature aproximadamente R$ 56,8 bilhões.
Com o crescimento desse setor, é inevitável que a concorrência entre as marcas também se torne cada vez maior. Por esse motivo, para conseguir algum destaque nesse novo segmento de e-commerce que tem se tornado tão relevante atualmente, a melhor alternativa é adotar
estratégias inteligentes e inovadoras, como por exemplo, o e-commerce de nicho, uma solução que possibilita que os empreendedores realizem um trabalho diferenciado e interessante, noticia o publicitário da
Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe.
Em 2015, de acordo com as estatísticas, os nichos que apresentaram um maior crescimento foram beleza, saúde, moda, decoração, petshop e automotivo. Já em 2016, segundo um estudo realizado pela ABComm, os nichos que terão mais destaques serão saúde, alimentação, educação e conteúdos digitais.
Contudo, ao contrário do que possa parecer, decidir se especializar exclusivamente em um único nicho não é tão fácil quanto muitos pensam, informa
José Borghi, da Mullen Lowe Brasil. Em primeiro lugar, é essencial estudar o máximo possível sobre o mercado de atuação escolhido e fazer uma análise completa sobre as marcas que se enquadrariam como os principais concorrentes e também sobre a aceitação do público em relação a esse nicho.
Ao escolher em qual nicho do mercado se especializar, é de grande importância que os empresários escolham um segmento pelo qual tenham interesse e certo conhecimento, ao ponto de se dedicarem de forma integral a ele. Para realizar essa decisão, uma boa alternativa é fazer uma lista com as atividades e hobbys de maior interesse e, a partir de então, identificar qual nicho mais se aproxima deles, noticia o publicitário da Mullen Lowe Brasil, antiga
Borghi Lowe. Feito isso, é fundamental pesquisar mais sobre o público alvo desse nicho e identificar se existe mercado ativo e em expansão para ele.
Após essa definição, o grande desafio dos empreendedores passa a ser o delineamento da marca, que consiste em definir qual será o seu posicionamento e o tipo de
comunicação adotada para atrair ao seu público, uma etapa importante para se criar um relacionamento saudável e atraente para os consumidores.
Dessa forma, se torna cada vez menos complicado de se criar um negócio promissor e com grandes chances de sucesso. O grande segredo está nas pesquisas de mercado e em uma avaliação correta e honesta sobre o potencial daquele nicho perante o seu público, noticia José Borghi, da Mullen Lowe Brasil.
Website:
http://us.mullenlowe.com/