Releases 25/05/2016 - 16:49

Casos de caxumba aumentam expressivamente em São Paulo, noticia Sergio Cortes


(DINO - 25 mai, 2016) - Casos de caxumba aumentaram quase 600% em São Paulo, somente em 2016. Este é o número que coloca autoridades de saúde, como o médico Sergio Cortes, em apreensão e permanente estado de alerta na capital paulista. De janeiro a abril deste ano, a secretaria registrou 274 casos da doença, dentro de um universo de quase 40 surtos do problema, dentre os quais quase 20 tenham sido observados e comprovados em instituições escolares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, não há nenhuma teoria comprovada que justifique essa marca demasiada de casos de caxumba na cidade. Em nota, a secretaria diz que averigua os casos e espera chegar brevemente a uma conclusão sobre os surtos. Todo este cenário apreensivo faz com que a conscientização do problema tenha que ser divulgada em todos os meio de comunicação e, diante disso, o especialista em saúde Sergio Cortes contribui na propagação desse assunto, reportando essa condição da doença, que se alastra na cidade de São Paulo.

Os 274 casos registrados nos quatro primeiros meses do ano são realmente alarmantes, visto que 275 casos, apenas um a mais, foram assinalados em todo o ano de 2015, o que comprova a dimensão do problema. Para efeito comparativo, de janeiro a abril do ano passado, apenas 41 casos foram relatados na secretaria.

O médico e especialista em saúde Sergio Cortes ainda reporta que, num contexto geral, estes números podem ser ainda mais agressivos, uma vez que, a grosso modo, apenas surtos da doença costumam ser notificados nos meios de saúde, enquanto que os casos individuais passam despercebidos em muitas das vezes.

Ainda de acordo com a secretaria do município, 39 surtos da doença representaram a maior parte dos casos identificados. Cerca de 30% destes surtos aconteceram em instituição de ensino escolar, o que gera ainda mais apreensão em toda a classe de saúde do país, o que engloba o renomado médico Sergio Cortes, preocupado com o descontrole da situação.

Os casos de surtos da doença são ainda maiores quando observamos todo o estado de São Paulo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 152 situações de surtos já foram mapeadas no ano, embora nenhum óbito tenha sido registrado. Em 2015, foram 611 surtos e duas mortes confirmadas, em decorrência da caxumba.

A doença ? Características e Prevenção

Sergio Cortes, um dos maiores especialistas do assunto no país, reporta algumas informações elementares sobre a doença. Confira abaixo.

? Sobre: a caxumba é representada, via de regra, pelo inchaço das glândulas salivares, localizadas entre o pescoço e a mandíbula.

? Sintomas: inchaço exagerado e dores recorrentes no pescoço são os sintomas mais evidentes da caxumba, de acordo com os especialistas da área.

? Prevenção: a vacina tríplice viral é a forma mais simples de se prevenir da doença. Deve ser tomada após um ano completado - em duas doses.

? Transmissão: através do ar e de contato com secreções respiratórias com pessoas infectadas pela doença.

? Tratamento: não há remédio. O repouso é fundamental.