Rio de Janeiro--(
DINO - 04 fev, 2016) - Grande parte do planeta está sob o risco epidêmico devido à rápida propagação do mosquito Aedes aegypti e à difusão de vários vírus associados a ele, principalmente o Zika vírus.
Colaboradores da Murabei ? empresa especializada na análise avançada de dados - estão desenvolvendo estudos, modelos e simulações que focam entender o padrão temporal e espacial dos vírus transmitidos pelo Aedes aegypti. O objetivo das análises é aumentar a capacidade de previsão de onde e quando um surto epidêmico pode estar surgindo e ajudar na antecipação de ações de controle para diminuir a morbidade-mortalidade.
A dinâmica da difusão da infecção dos vírus é um processo complexo. Modelos estatísticos podem relacionar a incidência da doença com fatores ambientais e socioeconômicos mostrando que o risco aumenta em áreas com elevada infestação de mosquitos Aedes aegypti, densidade demográfica e sobretudo mobilidade urbana. A infestação do Aedes aegypti é elevada em áreas com serviços deficientes de coleta de lixo e agua potável. Fatores ambientais de períodos de chuva com temperaturas e umidade elevadas também favorecem o ciclo de vida e disseminação do mosquito. Com esta mescla de informações seria possível criar modelos matemáticos que preveem os próximos focos.
O avanço tecnológico em sistemas de processamento massivos de dados, localização espacial de GPS nos celulares, mídias sociais e de métodos estatísticos para modelar e visualizar dados não estruturados, permitirão desenvolver novas abordagens para modelar epidemias como a da Dengue e do Zika.
A equipe trabalha de forma voluntaria e está engajada com os primeiros resultados, e a esperança de enlaçar de forma direta o conhecimento técnico com os desafios da vida humana.
Website:
http://www.murabei.com