São Paulo--(
DINO - 04 abr, 2016) - O Colégio Benjamin Constant inaugurou no último dia 30 de março seus novos laboratórios para o ensino das disciplinas de Química, Física e Biologia no Ensino Médio e Ciências Físicas e Biológicas no Ensino Fundamental. São duas salas de laboratórios completos com equipamentos de última geração, além de duas salas de preparação, em um espaço total de 364,90 m².
Nesse dia foi ministrada uma aula inaugural, que contou com a presença de representantes do Consulado Alemão, dos colégios Humboldt e Imperatriz Leopoldina, membros da Associação Mantenedora, direção, coordenação, professores e funcionários do Colégio.
Cada laboratório comporta cerca de 40 alunos, e são equipados com modernas bases asas que disponibilizam aos estudantes "cabos" de água, gás e eletricidade, exigidos durante as aulas práticas. Um dos laboratórios está equipado ainda com a tecnologia de automação de exaustão, localizada acima dos alunos e que possibilita as experiências que exalam algum tipo de gás.
Para ajudar ainda mais as aulas, possibilitando aos professores desenvolver os conteúdos de suas disciplinas de forma mais interativa junto aos alunos, foram instalados novos projetores da mais moderna tecnologia, o que promove o aprendizado dos alunos.
A diretora do colégio, Magda von Galen explica que as novas instalações devem despertar os alunos para as possibilidades práticas das disciplinas de ciências. "Com os novos laboratórios os alunos poderão absorver ainda mais o conteúdo ensinado, de forma intuitiva e prática. Estamos muito felizes por mais essa conquista do colégio, pois sabemos da importância das novas instalações para o aprendizado dos alunos", explica a diretora.
Toda a aparelhagem foi importada da Alemanha e instalada por uma equipe técnica da empresa Waldner, que seguiu não só as exigências técnicas do Brasil, mas também as rígidas normas da Alemanha.
A segurança dos alunos foi prioridade no projeto. Por conta disso, foram espalhados botões de segurança pelos laboratórios, que travam todos os aparelhos imediatamente em caso de alguma emergência. Além disso, no espaço de estocagem os armários usados para armazenar reagentes de combustão espontânea possuem exaustão contínua e portas de ferro reforçadas, evitando possíveis acidentes.
Os novos laboratórios fazem parte de uma série de mudanças e reformas que o Colégio Benjamin Constant está apresentando durante o ano em que comemora 115 anos de história. Recentemente, no início do ano letivo, foi inaugurado o novo ginásio poliesportivo.
Compõem a infraestrutura do colégio: auditório, biblioteca, laboratórios, ginásio poliesportivo com piscina aquecida, salas de informática e de idiomas, espaço multimídia, playgroud, salas de judô e de danças, e belos jardins.
Histórico do Colégio Benjamin Constant
Há 115 anos mantendo a tradição alemã, e tendo a língua alemã como a 1ª língua estrangeira a ser ensinada, o que é o seu grande diferencial, o Colégio Benjamin Constant forma o aluno, buscando o desenvolvimento de todas as suas habilidades, para ser capaz de interagir com o mundo e a sociedade de forma crítica e consciente.
Destacando-se como um dos principais colégios de São Paulo, o Colégio Benjamin Constant, tem, também, a preocupação em desenvolver ações para preservar, resgatar e perenizar hábitos da cultura alemã.
Na busca constante pela excelência educacional, na valorização das relações família e escola, no respeito às diferenças e no compromisso com a sustentabilidade, contando com uma filosofia educacional baseada na abordagem humanística, o Colégio tem como missão promover ao educando uma formação multicultural, através da aquisição dos diferentes saberes, utilizando-os para intervir no mundo que o cerca, e como visão, consolidar a educação no Colégio Benjamin Constant como referência de escola que vai além de tendências e rompe fronteiras.
Desde 1992 participa do Programa de Escolas Associadas à UNESCO, cujo objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, formando crianças e jovens com os "princípios da tolerância e o respeito aos direitos humanos, à democracia e à fraternidade, que conduzem à paz e à compreensão internacional".