Goiás - GO--(
DINO - 04 abr, 2016) - Muita gente sonha deixar de ser funcionário para abrir o seu próprio negócio, imaginando ganhar mais e trabalhar menos. Mas esta expectativa não condiz exatamente com a realidade. Dados do Sebrae-SP mostram que, no Estado de São Paulo, 27% das pequenas empresas quebram ainda no primeiro ano. A mesma instituição auxilia quem quer empreender e explica como oferecer algo que a concorrência não tem. Ainda assim, não é fácil manter uma empresa.
Manter-se atualizado quanto aos principais assuntos do mercado, acessar sites de concorrentes, revistas do setor e conversar com outros empresários do ramo são alguns dos requisitos básicos para iniciar um bom negócio. Além disso, manter o pé no chão fazendo simulações otimistas e pessimistas sobre o retorno do negócio é fundamental.
André Rocha, hoje CEO da Agroshop, sempre foi um observador e interessado pelo mercado de vendas, buscando sempre novas formas de se vender. Ao se deparar com os canais de vendas diretas, resolveu criar o seu próprio empreendimento. Em 2003, Rocha inventou um modelo de operação para o agronegócio brasileiro utilizando a venda direta de produtos pela televisão.
"Como a meta de todo negócio é vender seus produtos e serviços, quanto mais ela for conhecida, melhor. Raros são os casos em que se alcança este objetivo sem o uso de algum tipo de divulgação. Sem se mostrar para o mercado, a empresa simplesmente não aparece e não vende. Pois os consumidores em potencial apenas se transformarão em clientes depois de conhecerem o que a empresa tem efetivamente a oferecer" afirma o empresário.
Porém perguntado se acha que a propaganda é a alma do negócio o empresário enfatiza que "a alma do negócio é a cultura e os valores da empresa, de seus funcionários e fundadores. A propaganda é só um meio de comunicar isto com seu cliente final".
Em apenas 7 anos no canal, o CEO teve resultados surpreendentes liderando a Champion Saúde Animal como a melhor empresa de produtos veterinários do Brasil, prêmio concedido pela Globo Rural em 2009. Com o enorme crescimento, repetiu as conquistas mais 3 vezes nos anos de 2012, 2014 e 2015.
"Fazer o melhor que você pode, e tentar superar as suas metas dias após dia é o que vai fazer de você um sucesso", afirma Rocha. "Para garantir vendas também é preciso investir bastante na mídia. Uma vez não gera retorno, não espere fazer um anúncio de revista por ano e achar que propaganda não dá resultado. Frequência em propaganda é a palavra-chave" completa.
Com seu DNA empreendedor, resolveu buscar novos desafios. Em 2010 introduziu o seu método bem sucedido de vendas e comunicação para outra empresa, a Agroshop e em apenas 4 anos, Rocha a tornou o principal site no Brasil para o homem do campo, que busca ferramentas como motosserras e roçadeiras.
Atualmente, o portal conta com mais de 8 milhões de visitas únicas ao ano e este número tende a crescer. Recentemente Rocha anunciou a compra da marca Brasutil, considerado um dos 10 maiores sites na web brasileira no setor de ferramentas e materiais de construção.
Para conhecer um pouco do seu trabalho, confira o canal da
Agroshop TV no YouTube e acompanhe as novidades pelas
redes sociais .
Website:
http://www.agroshop.com.br/