São Paulo--(
DINO - 19 fev, 2016) - É de extrema importância que se mensure e avalie o impacto que as ações promocionais online exercem sobre os negócios, estejam eles presentes em forma de
lojas físicas ou virtuais. Com a avaliação dos resultados, é possível se conhecer o que está efetivamente surtindo um efeito positivo ou o que deve ser modificado. Medir a quantidade de clientes que chegaram até uma determinada loja virtual através de
campanhas online, é consideravelmente mais fácil se comparado ao mesmo processo quando realizado em lojas físicas que aderem a propagandas na web, o que não deve ser considerado um empecilho para os proprietários de tais lojas físicas, uma vez que tais propagandas representam uma forma bastante promissora de divulgação.
Antigamente, utilizavam-se cupons promocionais que conferiam descontos aos clientes, como forma de atraí-los a uma primeira ida à loja ou cativá-los com promoções. Estes poderiam vir como encartes de revistas ou jornais, já que não se contava com a explosão que a internet viria a ter. Na atualidade, eles aparecem com nova roupagem, na forma de cupons online que podem ser utilizados no próprio ambiente virtual ou em negócios com estrutura física, aponta José Borghi, CEO da
Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe.
Uma eficiente forma de se conhecer a quantidade de pessoas que são levadas a consumir em uma determinada loja em detrimento das campanhas exibidas na web, é através do cruzamento de e-mails. Indicada para lojas com grande fluxo de clientes e, sobretudo com atuação preferencialmente virtual, esta prática costuma revelar com bastante exatidão se o investimento em marketing digital está alcançando o efeito almejado. Algumas redes sociais como o Facebook, possuem mecanismos próprios de quantificação desses usuários a partir de um banco de e-mails que estabelecem a relação entre a visualização de anúncios e a presença nas tais lojas, revela José Borghi da Mullen Lowe.
Para os empreendedores de negócios ainda pequenos, uma maneira prática de se conferir a efetividade das propagandas digitais é através da realização de pesquisas simples. Estas são de fácil realização, embora possam mascarar alguns resultados, razão pela qual são consideradas imprecisas. Segundo Borghi da Mullen Lowe, apesar da pouca precisão, o ato de se pesquisar pode ser um bom começo nesse tipo de avaliação, basta que o empresário reserve um período para análise e questione de forma breve se seus clientes passaram a conhecer a loja através dos anúncios na internet, por exemplo.
José Borghi que possui larga e renomada experiência no mercado
publicitário estando a frente da Mullen Lowe, que anteriormente chamava-se Borghi Lowe, cita a importância de se realizar testes que avaliem o desempenho das ações de marketing digital em um determinado negócio. Para ele, é possível suspender essas ações por um espaço de tempo para que se verifique o que de fato acontece e se há efetiva relevância para o que foram propostas. Dessa forma, percebe-se se o dinheiro investido é compatível com o retorno obtido. Para ele, as
campanhas publicitárias devem ser empregadas de diversas formas num primeiro momento, o que permitirá uma análise mais eficaz.