Releases 18/05/2016 - 16:05

Preferências dos brasileiros em relação ao consumo de mídia, por José Borghi, da Mullen Lowe


São Paulo--(DINO - 18 mai, 2016) - Um estudo de hábitos de consumo de mídias, realizado pelo Target Group Index e divulgado pela Kantar IBOPE, traçou preferências e costumes do brasileiro nos principais meios de comunicação existentes. A pesquisa analisou os dados obtidos e conseguiu estabelecer características sociais e demográficas de cada segmento analisado. Dentre outras coisas, o tempo médio diário que as pessoas costumam passar em contato com a internet, televisão, rádio, jornais e revistas foi um quesito considerado na avaliação. Para o publicitário e responsável pela agência Mullen Lowe, José Borghi, o estudo demonstra a real importância que esses meios têm para o povo brasileiro.

A televisão, antiga conhecida de todos, figura como o meio de comunicação mais utilizado, conforme relata o estudo em questão. O ato de se assisti-la e acessar a internet ao mesmo tempo, foi elencado como um comportamento bastante frequente no cotidiano da população. Noticiários, filmes e novelas, foram apontados como programas preferidos pelos entrevistados. E, em relação aos anúncios publicitários, 61% disseram gostar do que é exibido na telinha, pois serviriam como assunto para posteriores conversas. O tempo médio gasto com a televisão foi de 4h28 e houve predomínio do público feminino tanto na modalidade aberta, quanto na paga. Borghi, da Mullen Lowe, experiente em sua profissão, realizou sólidos trabalhos enquanto esteve na Borghi Lowe e acredita na credibilidade que as propagandas veiculadas nesse tipo de mídia têm para a sociedade.

O rádio, por sua vez, mostrou que ainda desperta o interesse de várias pessoas. Cerca de 44% afirmaram escutá-lo de forma diária. Dentre os ouvintes, há um discreto predomínio das mulheres sobre os homens. Comum na faixa etária de 25 a 34 anos, costuma ter adeptos que empregam principalmente os aparelhos de som tradicionais. A programação predileta é, para a maioria dos participantes, a música. Embora seja um costume antigo, ouvir rádio é uma forma de lazer bastante importante e acessível, declara José Borghi, responsável por gerir a Mullen Lowe.

A internet constitui um meio onde as informações trafegam de maneira rápida. Conforme apontou o estudo, o tempo médio que o internauta passa na rede é de 3h33. Das pessoas analisadas, a maioria, composta por mulheres, sobressaiu-se quanto a frequência de uso. Os smartphones apareceram como o tipo de recurso mais utilizado para se ter acesso, o que justifica a grande prevalência de mensagens de texto instantâneas. O administrador da então Mullen Lowe, que já foi conhecida por Borghi Lowe, analisa como positiva a influência que esse meio exerce sobre os usuários.

Os jornais e as revistas são apontados como veículos de comunicação de extrema confiança, de acordo com as informações obtidas. Os homens são maioria, em relação aos jornais. Já as mulheres prevalecem na categoria que avalia as revistas. As notícias locais foram apontadas como o principal assunto que desperta o interesse de quem lê jornal. Nas revistas, há a procura pelas notícias que retratam os acontecimentos no país. Acostumado com vários tipos de mídia, o engajado empresário da Mullen Lowe, defende a importância dos meios impressos como fontes de obtenção de informações confiáveis.


Website: http://us.mullenlowe.com/