São Paulo, 23 de junho de 2017--(
DINO - 26 jun, 2017) - O profissional de RI (Relações com Investidores) deve estar atento aos diferentes públicos de sua companhia para estabelecer formas mais eficazes de comunicação. Essa foi a mensagem dos profissionais da área que participaram do painel "RI e Comunicação com Públicos Estratégicos" durante o 19º Encontro Internacional de Relações com investidores e Mercado de Capitais, em São Paulo (SP).
Durante o Encontro, promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), na FECOMERCIO, foram abordadas as melhores práticas para a área e alguns dos desafios presentes na atuação dos RIs brasileiros.
O moderador do painel, Diogo Dias Gonçalves, gestor de Relações com Investidores e de Planejamento Financeiro da LOG Commercial Properties (empresa do Grupo MRV), ressaltou a necessidade de atenção plena aos diversos públicos da empresa. "Quem só trabalha com analista buy side e sell side pode estar perdendo", ponderou.
Participaram, também, do debate Maurício Fernandes, director of Brazil Equity Research do Bank of America Merrill Lynch e Head of Latam TMT Equity Research, e Daniel Gewehr, Head of Latam & Brazil Equity Strategy do Santander.
Na visão dos painelistas, para além de investidores é preciso se concentrar no diálogo com funcionários (cuja remuneração depende cada vez mais dos resultados da empresa) e com a imprensa, que continua com alto poder de influência sobre diversos públicos.
Gewehr destacou que o trabalho eficaz dos RI depende também de seu conhecimento em relação ao setor em que a companhia atua. "Essa é uma falha de alguns RIs, sabem apenas de sua empresa quando deveriam saber mais sobre as áreas como um todo", afirmou.
Ainda sobre a postura do profissional, Fernandes sugeriu aos RIs que se mantenham informados sobre tudo que acontece na companhia, evitando saber de notícias por meio de jornalistas e press releases. "A administração da companhia tem que confiar no profissional de Relações com Investidores", complementou.
Os especialistas sugeriram ainda que as empresas criem equipes de RI com profissionais de diversas áreas, a fim de apresentar o máximo de informações possíveis aos seus públicos. Além disso, o ideal é que os RIs conheçam o perfil de seus investidores, de forma a oferecer a informação específica que cada um busca, além de conhecer bem as estratégias de seus concorrentes.
Mais informações:
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