São Paulo, SP--(
DINO - 27 out, 2015) - Outubro de 2015. Dados da ReachLocal, empresa global de Marketing Digital, analisados durante dois anos no Brasil com 1.800 clientes, indicam que cerca de 50% dos contatos de potenciais consumidores são via chamadas telefônicas, sendo 26% delas pelo celular ? há dois anos, este número não ultrapassava 8%.
O levantamento foi realizado com empresas de diversos setores de atividades, de julho de 2013 a julho de 2015, considerando as que mais investiam em publicidade no Google no Brasil. Nesse período, esses clientes contabilizaram 2.967.240 leads (contatos feitos com a empresa).
Não faltam dados que reforcem a obrigatoriedade de recorrer a um serviço de monitoramento telefônico para garantir uma estratégia eficiente de Marketing Digital, levando em conta o vínculo do comportamento do consumidor com o telefone.
Estudo similar ao da ReachLocal realizado nos Estados Unidos pela Bia/Kensey apontou resultado semelhante: 43% dos leads gerados por campanhas de AdWord (publicidade no Google) são chamadas telefônicas, que têm de 10 a 15 vezes mais chance de se transformar em conversão (vendas) do que os contatos digitais: quem interage por meio do site (exceto e-commerce) ou manda um e-mail, por exemplo, está menos predisposto a receber demonstração ou comprar o produto do que alguém que liga para o negócio.
Ainda segundo o instituto norte-americano, o índice de conversão é maior quando elas se originam de celulares: de todos que fizeram pesquisa em aparelho móvel, 57% concretizaram a compra, enquanto esse índice cai para 7% entre as pessoas que fizeram pesquisa pelo computador.
O aumento da importância do celular nas campanhas digitais está diretamente ligado ao desenvolvimento do mercado mobile: cresce com ele o número de chamadas geradas para as empresas, derivadas de pesquisas e publicidade mobile. Como resultado dessa tendência, Bia/Kesley espera que pesquisas móveis devam, praticamente, engolir as outras fontes e alcançar 65 bilhões de ligações para empresas até 2016. A previsão de crescimento é de 42% ao ano, chegando a 73 bilhões de chamadas para as empresas até 2018, apenas nos Estados Unidos.
O Google também fez uma pesquisa que apurou que 70% das pessoas ligam para a empresa depois de ver um anúncio móvel e 52% das pessoas que se conectam com um negócio depois de uma pesquisa móvel fazem isso por meio do próprio telefone.
De acordo com Thiago Santos, Vice-presidente de Operações da ReachLocal para a América Latina, esses estudos nos mercados dos Estados Unidos e do Brasil comprovam a importância do rastreamento e mensuração das ligações pelas empresas que investem em marketing digital. "Transformar em clientes as pessoas que entram em contato com a marca é o grande objetivo de quem investe em publicidade online. Para isso, é preciso recorrer a estratégias eficientes, que resultem em alta taxa de conversão (venda). Os levantamentos evidenciam que o caminho para atingir essa meta passa necessariamente pela utilização inteligente de ferramentas de monitoramento das chamadas telefônicas geradas a partir dos anúncios online", afirma.
Atualmente no Brasil os anunciantes já contam com recursos da tecnologia Call Tracking, da ReachLocal, que permite o registro, a gravação e o rastreamento das ligações. "Ao utilizar essa ferramenta em benefício do marketing, com uma funcionalidade mais ampla, chegamos ao conceito do chamado Call Analytics.
"O verdadeiro "pulo do gato" está no vínculo da rastreabilidade com as mídias que geraram essas chamadas para identificar a eficiência do marketing. Assim, é possível verificar as fontes do tráfego e realizar a mensuração do retorno do investimento em mídia. Essa aplicabilidade de uma função relativamente simples de telefonia traz inúmeros benefícios para aumentar a eficiência das campanhas online", explica Thiago.
O executivo destaca que, quando o anunciante identifica as mídias de origem das ligações, consegue investir de forma mais assertiva naquelas que geram melhores resultados e otimizar as campanhas nas páginas da web mais bem-sucedidas.
"Além de tudo, essa ferramenta possibilita melhorar a qualidade do atendimento, pois a empresa pode analisar as ligações e ver o que pode ser aprimorado. É possível ainda descobrir o alcance geográfico de produtos e ofertas, e quais regiões estão demandando mais. Uma solução completa", finaliza.
Sobre a ReachLocal
A ReachLocal é uma empresa multinacional fundada em 2004 nos Estados Unidos - sede em Woodland Hills/Califórnia - e conta atualmente com cerca de dois mil funcionários. Possui operação própria no Canadá, Brasil, México, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Japão, Polônia, República Checa e Eslováquia, além de atuar com parceiros no Chile e Colômbia.
A rede oferece consultores e uma tecnologia proprietária de marketing digital que trabalham ao lado dos clientes e também opera juntamente com agências e revendas terceirizadas. No Brasil, a ReachLocal coordena uma operação com sede em São Paulo e abrangência para todo o país e América Latina.
Com mais de 24 mil clientes e mais de 35 mil campanhas ativas em todo o mundo, faturou em 2014 cerca de US$ 475 milhões