Releases 27/10/2015 - 16:29

Zero Grau atrai compradores dos cinco continentes


(DINO - 27 out, 2015) - Dólar em alta e produtos de altíssima qualidade. O mercado externo se volta para o calçado brasileiro em um momento em que o câmbio se tornou aliado dos exportadores domésticos. Essa mudança de quadro será vista também na Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios, evento que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2015 nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS. Neste ano, a Merkator Feiras e Eventos, promotora da Zero Grau já tem confirmada a presença de compradores vindos de todos os continentes.

Mercados que não vinham buscando produtos nas feiras brasileiras agora voltam a se aproximar. É o caso dos compradores dos Estados Unidos. O país já foi o principal destino do calçado brasileiro, mas nos últimos anos seus compradores haviam deixado de participar de eventos no Brasil. "Para esta edição já temos a confirmação pelo menos quatro compradores norte-americanos. É um ótimo sinal de que poderemos voltar a explorar esse mercado no curto prazo", explica o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch.

Até agora já se inscreveram 63 expositores que vão participar deste projeto de vendas internacionais, mas o número de adesões pode aumentar visto a quantidade de expositores da feira. Por outro lado, a organização da feira já tem até o momento a confirmação 83 compradores estrangeiros em Gramado. "Esse é um projeto muito importante para nós porque apresenta muitas marcas ao mercado externo, e abre novas possibilidades de negócio para as nossas indústrias. Esses importadores chegam com estadias e transporte bancados pelo evento", destaca Pletsch.

Além dos Estados Unidos, outros mercados que habitualmente não participam de feiras brasileiras terão representantes na Zero Grau. Pela primeira vez o evento receberá compradores indianos. Os países árabes também se destacam, com empresários de países como Emirados Árabes Unidos, Kuwait Sudão e Paquistão. Países europeus que conseguiram superar suas crises também estão voltando a se interessar pelo calçados produzido aqui, como Espanha e Portugal. Mercados consolidados como Rússia e América do Sul seguem presentes.

Criada em 2011, a feira vai receber 290 expositores, com um crescimento de 5% em relação ao ano passado. Com isso, consegue reunir mais de 950 marcas, que serão vistas por público superior a 12 mil visitantes. "Estamos abrindo o calendário da estação fria tanto para o mercado interno como para o mercado externo. É importante tanto para o lojista brasileiro como para o importador o conhecimento das tendências, até para balizar suas compras da próxima estação", ressalta Pletsch.

PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO - A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.